A rede de moda feminina TVZ, presente há mais de três décadas no mercado brasileiro, está encerrando as operações em todo o país. A companhia passou os últimos 12 meses fechando lojas e realocando funcionários para companhias concorrentes. É mais uma marca combalida pelo cenário desafiador para o varejo têxtil brasileiro.
Ao “Pipeline”, do “Valor Econômico”, o fundador Michel Zolko atribui o fechamento da operação aos elevados custos das lojas em shoppings, que subiram após a pandemia e eram o principal canal da TVZ. Isso teria forçado uma reestruturação do negócio, que culminou no fechamento gradual das lojas, iniciado em agosto de 2023 e encerrado em março deste ano. “Fizemos um encerramento muito planejado. Não foi feito de surpresa. O shopping virou uma vitrine muito cara”, diz o empresário.
A decisão foi anunciada à família como aposentadoria e uma solução que dispensava sucessão ou venda – mas os Zolko já estão pensando nos próximos passos. O encerramento da operação deve dar lugar a um novo e-commerce sob a mesma marca, que vai se tornar um espaço para a venda de roupas femininas em formato de outlet multimarcas.