A tendência trompe l’oeil – “enganar os olhos”, em tradução livre, que se refere à ilusão de ótica – voltou a ganhar destaque nos últimos anos ao integrar o guarda-roupa de celebridades como Anitta e Camila Queiroz, que usaram peças da icônica coleção de inverno 2022 da Y/Project. Na ocasião, o diretor criativo Glenn Martens apresentou vestidos e regatas com estampas que representam o corpo feminino.
O conceito apareceu com força no último inverno da Undercover, de Jun Takahashi, e foi retomado por ele neste resort 2025, de uma forma ainda mais casual e despojada. Estamos falando de camisas cujas barras se mesclam ao cós de calças jeans e ao plissado das saias, fazendo com que o universo encantador que ele cria nas passarelas seja mais usável no dia a dia.
O plissado, inclusive, é um elemento-chave da coleção, aparecendo em cardigans, camisas, calças e vestidos. “O ponto principal é que, ao incorporar plissados e franzidos femininos na alfaiataria masculina, cria-se uma estética sem gênero”, explica o designer.
Veja os destaques: