O ator soteropolitano Tony Reis interpreta o personagem O Mensageiro, no clássico da dramaturgia mundial “Esperando Godot”, referência do teatro do absurdo, obra-prima escrita pelo irlandês Samuel Beckett. Montada pelo Teatro Oficina, uma das maiores e mais prestigiadas companhias teatrais do país, e dirigida por José Celso Martinez Corrêa, figura emblemática do teatro, a peça está em cartaz em curta temporada no Rio de Janeiro e em São Paulo.
O espetáculo conta com grande elenco: Alexandre Borges – na volta aos palcos depois de 30 anos -, Marcelo Drummond, Ricardo Bittencourt, Roderick Himeros e Tony Reis. A companhia encerra as apresentações deste ano de “Esperando Godot” no Rio de Janeiro (até 08.12), no Teatro Municipal Carlos Gomes, e em São Paulo, de 13.12 a 23.12, no Teatro Oficina.
Integrante do Oficina há mais de dez anos, Reis interpreta o personagem O Mensageiro desde 2022, na montagem que marca as atividades do grupo, no pós- pandemia. “Acredito que ir ao teatro é um ato político”, afirma o ator.
Em “Esperando Godot” , escrito em 1949, após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), Beckett questiona os abismos que permeiam a inércia da sociedade. Vladimir (Alexandre Borges) e Estragão (Marcelo Drummond) são dois palhaços no fim do mundo, e se encontram sob a encruzilhada entre a paralisia e a tomada de ação. À espera de Godot, encontram no caminho figuras como o Domador (Ricardo Bittencourt), Felizardo, a fera (Roderick Himero) e O Mensageiro, que traz notícias inquietantes aos personagens, que os instigam a tomar decisões e a definirem os rumos de suas vidas.
“É uma honra e um presente interpretar O Mensageiro, um personagem tão intrigante. A adaptação da peça com referenciais à nossa cultura, crenças e linguagem, torna tudo ainda mais especial. ‘Esperando Godot’ é uma peça essencial aos amantes do teatro”, diz o ator.
Teatro Municipal Carlos Gomes – Praça Tiradentes, 19, Centro, Rio de Janeiro, RJ.
Teatro Oficina – Rua Jaceguai, 520, Bixiga, São Paulo, SP.