Thainá Gallo é uma atriz, cantora e dubladora gaúcha que escolheu o Rio de Janeiro e São Paulo para desenvolver sua carreira, embora todo o início de seu trabalho tenha se dado em Porto Alegre, onde estudou e participou de diversos trabalhos com o Grupo Jogo de Experimentação Cênica. “Eu pude experimentar muitas coisas lá em Porto Alegre, que me fizeram chegar ao Rio e estar pronta para entrar nesse mercado nacional.”
Desde muito jovem já escolhera a profissão que leva hoje consigo, sua lembrança mais antiga data dos quatro anos de idade, quando a mãe a gravou já dizendo queria ser atriz e cantora. Deu certo.
Atualmente em cartaz no Rio de Janeiro com a peça “Tom Jobim Musical“, com direção de João Fonseca [o mesmo de “Cássia Eller, o Musical”], em que interpreta ninguém mesmo que Elis Regina, ela vem colhendo frutos de anos de estudo e preparação. Sobre interpretar uma voz como a de Elis, ela diz que demandou muito estudo para tentar se aproximar dela. “Desde que soube que eu ia fazer a Elis, comecei a revisitar todas as canções. Assisti a muitas entrevistas dela. Esse material das entrevistas, para mim, foi muito importante para internalizar essa voz, esse gestual de uma forma muito natural”, conta.
Para a artista, a Elis do musical está mais concisa, mais minimalista, para se adequar ao minimalismo de Tom Jobim. “Porque eles têm essa diferença. A Elis é exuberante, não é minimalista. Então, ela precisou ali reduzir algo para chegar a essa energia do Tom, essa energia da bossa nova. Sinto que o meu desafio foi nesse lugar também. De interpretar uma Elis que era reduzida”, explica.
Thainá fez várias participações em novelas da TV Globo, como “Pantanal”, “A Força do Querer”, “Segundo Sol” e “Rock Story”. Também esteve na primeira temporada das séries “Sob Pressão” (Globo) e “Queima Mufa” (TV Futura). Fez ainda as séries “Betinho – No Fio da Navalha” (Globoplay) e “Matches” (Warner Channel – HBO Max). Participou da série argentina “El Encargado” (Star+) e do longa-metragem “Cansei de Ser Nerd” (Paramount), em 2024. Nas três temporadas do reality “Fuja Se For Capaz”, do Canal Gloob, Thainá dá voz à inteligência artificial IARA 9000. No cinema, foi indicada ao Kikito de Melhor Atriz Coadjuvante no 45ª Festival de Cinema de Gramado pelo longa-metragem “Bio”, dirigido por Carlos Gerbase. Não é pouco.
Aos 33 anos, e estudando roteiro, além das interpretações em séries e no teatro, ela se prepara para escrever um longa-metragem. “No início deste ano eu comecei um curso de roteiro. Na verdade, com o intuito de aprender mais sobre a construção de personagens. O que me daria mais segurança como atriz também. E entender como que isso funciona quando um roteirista começa a escrever. E eu acabei com algumas ideias para o meu primeiro curta-metragem. Isso é algo que eu pretendo desenvolver. Eu pretendo continuar estudando para transformar esse roteiro em um longa-metragem”, revela.
Thainá também tem planos de estender sua carreira para o âmbito internacional, principalmente depois de sua participação na série argentina “El Encargado”. “Eu fiz uma participação na série ‘El Encargado’, que é argentina, na terceira temporada. Foi minha primeira participação em uma série internacional, falando outro idioma.” Quem também abriu a cabeça de Thainá para o novas oportunidades no exterior foi o preparador de elenco argentino Eduardo Melevics – o mesmo que trabalhou com ela em “El Encargado”. “O mercado internacional é algo que faz os meus olhos brilharem também. É algo que eu pretendo seguir explorando. Principalmente as produções hispânicas.
E assim vai, ela continua cavando espaços para que oportunidades de mais protagonismo apareçam dentro do audiovisual. “A gente sabe que é uma construção. Então, hoje em dia, eu me sinto mais segura para abraçar essas oportunidades”, finaliza.