Os desfiles masculinos da temporada de verão 2025 em Paris geraram US$ 278,3 milhões em valor de impacto na mídia – um aumento de 70% em relação ao verão de 2024 – e 84% desse valor foi gerado 48 horas após o evento, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (12.07) pela empresa de insights Launchmetrics.
Enquanto isso, a semana da alta-costura aumentou 3%, arrecadando US$ 192,4 milhões em valor de impacto na mídia, ou MIV, com 93% desse valor gerado dentro de 48 horas após o evento.
O valor do valor de impacto de mídia proprietário da Launchmetrics, ou MIV, registra o impacto de canais de mídia relevantes (online, sociais e impressos), incluindo mídias pagas, próprias e adquiridas.
Celebridades das Filipinas tiveram o maior impacto durante a alta-costura, com Pia Alonzo Wurtzbach e Heart Evangelista ficando em primeiro e segundo lugar, com US$ 5,1 milhões e US$ 3,4 milhões no MIV, respectivamente. Jisoo, membro do Blackpink, a atriz indiana Preity Zinta e a atriz e modelo cazaque Zarina Yeva completaram os cinco primeiros do ranking.
A banda de K-pop Tomorrow x Together e o cantor e ator tailandês Phakphum Romsaithong reinaram como as principais vozes das celebridades durante a temporada masculina, arrecadando US$ 18 milhões e US$ 6,2 milhões no MIV, respectivamente.
A Launchmetrics observou que as celebridades da Ásia-Pacífico geraram 18 vezes mais MIV do que as da região EMEA. O rapper tailandês BamBam, a boy band sul-coreana NCT e o ator tailandês Phuwin Tangsakyuen ficaram em terceiro, quarto e quinto lugar.
As classificações das marcas começam com o desfile de Kim Jones para a Dior Men em primeiro lugar, com US$ 63,8 milhões no MIV.
A coleção de Pharrell Williams para a Louis Vuitton, apresentada na sede da UNESCO e anunciada como uma “homenagem à humanidade”, ficou em segundo lugar entre os desfiles masculinos, gerando US$ 48,8 milhões no MIV.
A Loewe ficou em terceiro, com US$ 17,7 milhões; Kenzo em quarto, com US$ 10,6 milhões e Dries Van Noten com US$ 5,4 milhões.
Rick Owens, Hermès, Ami, Wales Bonner e Sacai completaram o top 10.
Alta-costura
Quanto à alta-costura, Valentino e Fendi estiveram entre os grandes nomes ausentes da última rodada de desfiles, realizada de 24 a 28 de junho na capital francesa.
Durante a semana, as colocações de mídia próprias das marcas provaram ser mais “eficientes em termos de valor do que as dos influenciadores, gerando em média quase seis vezes mais valor”, descobriu a Launchmetrics. No entanto, as colocações de celebridades renderam o valor mais alto.
A Dior também dominou a semana de alta-costura, ficando em primeiro lugar com US$ 38,7 milhões no MIV e impulsionada por celebridades como Jennifer Lopez, Doja Cat, Venus Williams e Jisoo, membro do Blackpink.
O desfile da Chanel atraiu grande atenção da mídia após a saída da diretora criativa Virginie Viard algumas semanas antes, garantindo à casa francesa US$ 19,1 milhões em valor de impacto na mídia.
Schiaparelli arrecadou US$ 18,3 milhões na MIV e Balenciaga US$ 16,7 milhões. Giorgio Armani Privé ficou em quinto lugar, com US$ 9,2 milhões.
Jean Paul Gaultier, cujo último designer convidado foi Nicolas Di Felice, o talento por trás do rejuvenescimento da Courrèges, saltou quatro posições no ranking para chegar ao sexto lugar. Thom Browne, Elie Saab, Stéphane Rolland e Viktor & Rolf completaram o top 10.