A edição 56 do São Paulo Fashion Week está chegando. São 38 marcas que desfilarão suas criações entre 8 e 12 de novembro, em diferentes locações, como o Komplexo Tempo, na Mooca; o shopping Iguatemi e endereços externos. O line up desta temporada tem cinco estreias: ArteMisi, Hist, João Maraschin, Mateus Cardoso e Sau. Saiba mais sobre cada uma abaixo:
ArteMisi
A capixaba Mayari Jubini é o nome por trás de umas das marcas brasileiras de maior destaque internacional nos últimos tempos. Foi a responsável por vestir Demi Lovato em seus shows no Brasil, inclusive no Rock in Rio, e também conquistou Julia Fox, que usou uma de suas criações no Festival de Cinema de Tribeca.
Muito do sucesso vem do cuidado com o processo técnico e criativo das peças, sempre investindo em unir tecnologia e arte de forma inovadora e futurista. Algumas das roupas foram feitas com impressão 3D, outras trazem aplicação manual de cristais e pintura manual com estampas localizadas.
Hist
Depois de passar cinco anos em Nova York, a cearense Giuliana Braide se inspirou no Brooklyn, um dos bairros mais descolados da cidade com uma miscelânea de culturas, para criar a Hist. Nascida em 2021, a marca celebra a individualidade com streetwear e alfaiataria desconstruída.
Um dos pilares da marca é a preocupação ambiental, explorando matérias-primas alternativas e investindo em metas sustentáveis para diminuir o impacto da cadeira da moda no meio ambiente.
João Maraschin
Brasileiro radicado em Londres, João Maraschin tem mestrado em moda pela London College of Fashion e já apresentou coleções na semana de moda de Londres. Seu trabalho se destaca por técnicas artesanais como bordado, crochê e macramê por meio de projetos de cunho social em todas as coleções.
Em pouco tempo de existência – a marca foi criada em 2020 -, João Maraschin já alcançou grandes feitos. A label lançou recentemente uma coleção em parceria com a MCQ, segunda linha de Alexander McQueen criada em 2006 com preços mais acessíveis.
Mateus Cardoso
Foi na alfaiataria que o mineiro Mateus Cardoso encontrou seu lugar na moda, ainda na faculdade. Nascido em uma família de agricultores no sul de Minas, ele cursou moda na Santa Marcelina, em São Paulo, e participou da Casa de Criadores, semana de moda paulistana responsável por lançar nomes da nova geração de estilistas brasileiros.
Sau
A designer de moda Marina Bitu – também fundadora da label homônima – e a psicóloga Yasmin Nobre se uniram por meio da paixão pelo mar e o surf para criar a Sau, marca de swimwear que une designe e funcionalidade para conectar as mulheres ao oceano. Com responsabilidade social como um dos pilares, a marca tem uma parceria com o projeto “A Maré Vida”, de Fortaleza, que promove o surf entre pessoas com deficiência e destina toda a renda da camiseta “amar(é) vida” à iniciativa.