Em sua segunda edição, totalmente gratuita e aberta ao público, o Festival O Samba Continua celebra a força do samba enquanto expressão cultural genuinamente brasileira, promovendo encontros entre gerações e estilos que contribuem para manter viva e renovar essa cultura e tradição. O evento ocupa a Casa de Francisca nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro de 2024, com atrações que vão do samba de raiz às releituras contemporâneas.
“Este projeto, criado em 2020, no início do isolamento social durante a pandemia, nasceu com a proposta de manter viva a ‘chama’ do samba, independentemente das circunstâncias. A primeira edição foi realizada em ambiente virtual, e o nome do festival é inspirado no samba ‘A Alegria Continua’, de Mauro Duarte e Noca da Portela. Poder realizar a segunda edição presencialmente na Casa de Francisca, no centro histórico de São Paulo, e reunir grandes artistas é uma enorme alegria, honra e satisfação – especialmente em uma data próxima ao Dia Nacional do Samba, uma celebração marcante no calendário do samba em todo o país”, destaca Douglas Oliveira, fundador da Caminhante Music.
No sábado (30.11), a partir das 16h, a roda começa a girar no porão com o DJ Sammy, do projeto Groove 011, que aquece o público para uma noite de encontros e homenagens. Na sequência também no porão, Raquel Tobias comanda o projeto Mulheres no Sincopado, trazendo ao palco Bernadete e Samantha Santos para um espetáculo com samba de terreiro, enredo e partido alto, destacando a força das mulheres dentro dessa tradição. Em seguida, Roque Ferreira & Samba Pros Orixás encerram a noite, às 22h, no salão do 1º andar com uma celebração da ancestralidade afro-brasileira, levando o público a uma viagem musical de fé e resistência. Em ambos os dias, será necessário retirar ingressos a partir das 16h no porão e 20h no salão.
No domingo (1º.12), também a partir das 16h, o grupo Galocantô assume o palco do porão com sua fusão de samba tradicional e contemporâneo, prometendo embalar a plateia com clássicos e composições próprias pra serem cantadas e acompanhadas pelo público na palma da mão. Os DJs Sammy e Coelho completam a trilha sonora do dia, passeando por diferentes ritmos brasileiros, batidas e sonoridades para ninguém ficar parado.
Casa de Francisca – R. Quintino Bocaiúva, 22 – Sé, São Paulo, SP. Gratuito, sujeito à lotação.