Último show em homenagem ao Nelson Sargento acontece neste sábado, dia 30 de novembro, na Arena Jacob do Bandolim, em Jacarepaguá, zona oeste do Rio. O sambista, compositor, ator, escritor e artista plástico, que fez do morro da Mangueira seu lar e contribuiu significativamente para a cultura, completaria 100 anos em julho de 2024. Para celebrar esse marco na história da música brasileira, Ronaldo Mattos e Lívea Mattos, filho e nora (e produtora) do mestre, respectivamente, apresentam o projeto “Samba! Agoniza mas não morre“, traçando uma jornada musical pela obra de Sargento, explorando seus clássicos imortais, como “Falso amor sincero” e “As Quatro Estações”.
O espetáculo, que já passou por três casas de show em diferentes regiões do Rio de Janeiro, traz ainda sambas criados em parceria com renomados artistas, como Cartola, Nei Lopes e Zé Luiz do Império. O show oferece uma vivência musical do ambiente autêntico e envolvente do samba, tal como vivido e concebido por Sargento.
A apresentação é recheada de momentos especiais, onde entre uma música e outra, o público é presenteado com frases geniais frequentemente proferidas pelo próprio artista, muitas das quais estão registradas em seu livro “Pensamentos“.
A interpretação autêntica das músicas de Sargento, mantendo a essência do seu estilo e emocionalidade, é fundamental para transmitir sua obra de maneira fiel e respeitosa. O elenco composto pela cantora Lazir Sinval, assim como pelos cantores Mingo Silva e Ronaldo Mattos, com diferentes assinaturas vocais, expressam as emoções presentes nas letras, criando uma conexão mais profunda com o público.
Com direção musical de Luis Filipe de Lima que também assina os arranjos que reinterpretam as músicas de maneira original, incorporando elementos contemporâneos sem perder a essência do samba tradicional, o show é uma verdadeira homenagem à obra e ao legado imortal deixado por Sargento. “Samba! Agoniza mas não morre” celebra não apenas o centenário de Nelson Sargento, mas também a sua influência duradoura na cultura brasileira e na cena musical.
Arena Jacob do Bandolim – Praça do Barro Vermelho s/nº Praça Geraldo, Jacarepaguá, Rio de Janeiro, RJ, às 15h.