Stella McCartney trabalha regularmente com uma infinidade de materiais orgânicos, desde fungos e bananeiras até algas marinhas. Agora, ela está adicionando resíduos de uva e cortiça à lista e transformando esses materiais em bolsas e sapatos.
Stella está trabalhando com a marca Veuve Clicquot, da LVMH Moët Hennessy Louis Vuitton, em uma parceria que transforma caules de uva coletados manualmente em acessórios.
Ela mostrou alguns desses acessórios na passarela – com o mínimo de alarde – durante seu desfile de verão 2024 durante a semana de moda de Paris, no mês passado. O desfile ao ar livre, que foi montado como um mercado de rua, contou com uma seleção de bolsas, enquanto a coleção completa deve chegar às lojas em março do ano que vem.
A estilista, que também atua como consultora de sustentabilidade de Bernard Arnault, transformou o couro da uva em três bolsas Frayme e um porta-garrafas contendo uma garrafa de Veuve Clicquot Yellow Label.
Ela também criou dois estilos de sandálias Elyse, que apresentam uma plataforma feita de resíduos de cortiça reciclada coletados nas caves Veuve Clicquot, em Reims, na França.