A empresa de análise de dados Euromonitor International revelou suas Principais Tendências Globais de Consumo para 2025, com o relatório anual destacando as cinco principais tendências que explicam o comportamento em evolução dos consumidores.
O relatório “Tendências Globais de Consumo 2025” ilustra como diferentes gerações estão impactando as dinâmicas de negócios, criando novas oportunidades e como as empresas estão se adaptando aos hábitos de consumo em mudança.
Em uma realidade moldada pelo custo de vida, atributos ecológicos e expectativas de bem-estar, essas tendências estão no centro do comportamento dos consumidores em todo o mundo.
As principais tendências globais de consumo da Euromonitor para 2025 são:
Planos de saúde – Viver de forma mais saudável por mais tempo se tornou o principal objetivo para consumidores que buscam longevidade. 52% dos consumidores acreditam que estarão mais saudáveis nos próximos cinco anos do que estão agora.
Carteira sábia – Os consumidores planejam economizar mais como parte de seus hábitos de consumo, enquanto as decisões de compra são estratégicas e intencionais. Apenas 18% afirmaram que frequentemente faziam compras por impulso em 2024.
Eco lógico – As opções sustentáveis continuam sendo uma decisão consciente baseada em valores pessoais, bem como em evidências tangíveis e nos benefícios que esses produtos oferecem em relação às necessidades dos clientes. No segundo trimestre de 2024, o número de SKUs online com alegações de sustentabilidade em 11 indústrias de bens de consumo em 25 países foi de 5 milhões.
Foco filtrado – Os clientes sentem que estão sobrecarregados com notificações e cercados por infinitas escolhas; eles desejam gastar menos tempo procurando o que precisam. 42% dos consumidores fizeram compras via transmissão ao vivo porque as características do produto ou serviço eram mais fáceis de entender através desse canal.
Ambivalência em relação à IA – O aumento da adoção gerou ceticismo, à medida que consumidores e reguladores destacaram preocupações sobre falhas nos resultados. No entanto, as pessoas não estão abandonando essa tecnologia. Em vez disso, estão avaliando os prós e contras. 43% dos consumidores consideraram a IA generativa uma fonte confiável de informações.
“Os consumidores estão cada vez mais conscientes quando se trata de gastar. Eles buscam produtos e serviços que sejam confiáveis e ofereçam soluções de longo prazo e direcionadas. Priorizar a inovação e a lealdade nas estratégias empresariais será essencial para lidar com o comportamento em evolução dos consumidores e impulsionar o crescimento”, diz Stella Vatcheva, chefe-sênior de inovação de práticas na Euromonitor International.