O Instituto Cervantes faz turnê gratuita do compositor e rapper espanhol El Chojín, que se apresenta em São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro. Nascido em Madrid, o artista acumula mais de 150 milhões de visualizações no Spotify com músicas como “El Último Tango”, Contra Todos” e “La vida es Eso”, composições que impressionam pela qualidade musical e pelas críticas sociais profundas, o que motivou que organizações como a Anistia Internacional usassem suas músicas em campanhas contra a violência de gênero e sobre imigração.
Os shows são uma parceria entre o Instituto Cervantes de São Paulo e o Centro Cultural São Paulo (CCSP), com apoio da Embaixada da Espanha em Brasil. O espetáculo no CCSP acontece em 12 de novembro, Dia Internacional Hip Hop, às 19h.
No dia 13 de novembro (quarta), El Chojín se apresenta no Instituto Cervantes, com uma atividade dividida em duas partes. A primeira será o bate-papo “O Hip Hop como cultura de inclusão: assim começou tudo”, na qual o artista e o pesquisador e DJ brasileiro Eugenio Lima, discutirão a importância do gênero como ferramenta de transformação e seu impacto na sociedade, com experiências compartilhadas da Espanha e do Brasil.
Na segunda parte, El Chojín oferecerá uma jam session, onde compartilhará sua música e estilo único com o público de São Paulo. Após sua apresentação, os participantes terão a oportunidade de participar de uma batalha de freestyle.
Em suas músicas, são frequentes as referências à não violência, ao combate ao consumo de drogas – incluindo o álcool – e ao racismo, já que o artista enfrentou discriminação pessoalmente por causa da cor da sua pele, como relata nas músicas “Yo no soy de esos”, “Mami el negro está rabioso” e “Cara sucia”.
Nascido e criado na Espanha, El Chojín possui raízes africanas – seu pai é da Guiné Equatorial e sua mãe é de Extremadura, no sudoeste do país. Seus textos não contêm palavrões, como ele mesmo diz: “…eu escrevo como falo, não usar essas palavras não é algo planejado, é simplesmente honesto”.
Com mais de 25 anos de carreira e 14 álbuns lançados, é considerado um dos rappers mais influentes na língua espanhola, com distinções como o prêmio Guinness World Records de MC mais rápido, conseguindo cantar 921 sílabas em um minuto com a música “Vo-ca-li-za” em 2008.
CCSP – Avenida Vergueiro, 1.000, Liberdade, São Paulo, SP.
Instituto Cervantes – Avenida Paulista, 2.439, Consolação, São Paulo, SP.