O conforto se tornou prioridade na vestimenta para escritório depois da implementação do modelo híbrido, e quiet luxury é a tendência preferida entre 47% das pessoas que se dividem entre o trabalho presencial e remoto. A conclusão é da pesquisa “A evolução da moda no escritório em um mundo híbrido”, realizada pelo IWG em parceria com a revista The Cut, em agosto de 2023 com mais de mil trabalhadores nos Estados Unidos.
Para 79% dos entrevistados, houve uma grande mudança na forma de se vestir devido aos horários flexíveis. Os homens foram os que mais modificaram seus guarda-roupas, com 85% relatando alterações, em comparação com 77% das mulheres e 62% das pessoas não-binárias ou fluidas. Para todos esses grupos, o conforto é o principal motivador, com 53% de todos os trabalhadores híbridos buscando roupas que facilitem suas atividades profissionais e pessoais no novo ambiente de trabalho.
O estudo ainda destaca quatro tendências de moda preferidas para o modelo híbrido de trabalho:
- Quiet Luxury (47%). Prioriza a qualidade dos materiais e funcionalidade das peças, criando uma estética sofisticada de forma discreta. “Essa é a reimaginação do traje de negócios para 2023. Não importa se você se identifica como Geração Z, Millenial, X ou Boomer; essa é uma maneira universalmente elegante de se vestir para o trabalho”, afirma Diana Tsui, editora sênior da The Cut.
- Dopamine dressing (38%). Incorpora elementos coloridos, que evocam otimismo. “Um suéter brilhante ou brincos chamativos podem ser profissionais e divertidos, especialmente em uma tela de Zoom.”
- Preppy streetwear (25%). Combina elementos sofisticados com uma estética urbana casual. “Você só precisa olhar para a passarela como prova de que a moda de rua tem sido a principal força motriz na moda masculina nos últimos anos.”
- Estilo individualista (22%). Coloca a liberdade e autoexpressão em primeiro lugar. “Especialmente entre os millenials mais jovens e a geração Z, a autoexpressão desafia as expectativas ultrapassadas e se reflete em sua escolha de roupas de escritório.”