Atenção: o texto abaixo contém spoilers do filme “Priscilla”
O tão esperado longa de Sofia Coppola sobre a vida de Priscilla Presley e sua turbulenta relação com o “rei do rock and roll” acaba de chegar aos cinemas brasileiros. Com Cailee Spaeny e Jacob Elordi no elenco principal, o filme foi baseado no livro autobiográfico de Priscilla, “Elvis e Eu”, de 1985, e tem produção executiva da própria.
“Quando li a história de Priscilla, fiquei muito impressionada com a forma como seu contexto é tão incomum, mas ela passa por todas as coisas pelas quais as meninas passam ao se tornarem mulheres”, disse Coppola no Festival de Cinema de Veneza. Elvis e Priscilla se conheceram em 1959, quando ela tinha 14 anos e ele, 24, e foram casados por 6 anos, de 1967 até 1973.
Saiba quais cenas do filme aconteceram na vida real e quais foram criadas no roteiro:
Elvis controlava o vestuário de Priscilla
Fato: “Ele gostava que eu usasse vermelho, azul, turquesa, verde esmeralda e preto e branco – as mesmas cores que ele usava”, escreve Priscilla em seu livro de memórias. Elvis detestava marrom e verde porque o lembrava do período que passou no Exército. Como mostra o filme, ele também gostava que ela usasse maquiagem pesada nos olhos – cílios postiços e delineador se tornaram sua marca registrada – e que pintasse o cabelo de preto.
Elvis jogou uma cadeira em Priscilla
Fato: “Quando ele estava com raiva, era como um trovão”, escreveu Priscilla. “Ninguém podia desafiar suas palavras, só podíamos esperar até que a tempestade passasse. Quando ele se acalmava, sempre dava desculpas: não tinha dormido o suficiente, tinha dormido demais ou ainda não havia tomado seu café da manhã.” Ele chegou a jogar uma cadeira na direção de Priscilla após ela dar uma opinião que ele não gostou sobre sua música.
Elvis proibiu Priscilla de trabalhar
Fato: No livro, Priscilla conta que conseguiu um trabalho como modelo de um salão, mas Elvis pediu que ela largasse o emprego. Ele não gostava de “garotas de carreira”, como chamava mulheres que trabalhavam fora de casa. Para o cantor, o trabalho de Priscilla era estar disponível para ele e atender suas ligações quando ele estivesse viajando. Depois que o casal se separou e Elvis morreu, ela abriu uma boutique em Beverly Hills, que funcionou de 1974 até 1976, e foi apresentadora de programas de TV.
Priscilla dormiu por dois dias depois que Elvis a deu um remédio
Fato: Priscilla ficou inconsciente por dois dias depois que Elvis a deu um remédio para dormir. Depois de ingerir o comprimido, ela chegou a entrar na banheira, mas conseguiu sair antes do efeito máximo. Depois de outro episódio sobre efeito de remédios – uma guerra de travesseiro que ficou intensa demais e resultou em um machucado no olho de Priscilla -, ela eventualmente largou os remédios, mas Elvis não. “Ele sempre me garantiu que não precisava de comprimidos, que nunca ficaria dependente deles. Essa diferença de opinião resultou em muitos confrontos sérios. Sempre comprometi minha integridade e acabei aceitando o ponto de vista dele”, conta no livro.
Elvis deu um cachorro para Priscilla quando ela chegou em Graceland
Fake: Honey foi um presente de Elvis durante uma viagem que Priscilla fez para visitá-lo no Natal antes de se mudar definitivamente para Memphis. Como mostra o filme, ela realmente foi repreendida por uma funcionária de Elvis por brincar com a cachorra perto dos portões da propriedade, que afirmou que ela estava criando um “espetáculo”.