O Portugal Fest, evento da cultura lusitana em São Paulo, chega a 12ª edição nos dias 15 e 16 de junho. De forma inédita e gratuita, o evento irá acontecer no Largo do Arouche com apresentações musicais, arte e gastronomia portuguesa e atividades para toda a família. Para chegar ao local, os visitantes poderão utilizar metrô, carro particular (com estacionamentos no arredor) e de aplicativo, com espaço disponível para embarque e desembarque em frente ao festival.
“Queremos receber, além das famílias luso-brasileiras que buscam conexão com sua ancestralidade, paulistanos e turistas de todo o estado de São Paulo”, comenta Sueli Borba, criadora do Portugal Fest. “As tradições e a modernidade se mostram juntas para todas as idades. Famílias dançam e cantam juntas, com idosos e jovens na mesma balada, não tem diferença para quem quer se orgulhar da origem”, finaliza.
Na parte gastronômica, os parceiros antigos e novos trarão pratos com ingredientes típicos como o bacalhau, a sardinha, alheiras, queijos e embutidos, com destaques para pratos especiais como o Bacalhau a Lagareiro, Bacalhau à Brás, Bifanas, Pataniscas, entre outros. Queridinhos do público, os doces portugueses ganharão uma atenção especial com seus pastéis de nata, tortinhas, queijadinhas e muitos outros. Os consumidores poderão escolher e comprar direto com os expositores.
A programação cultural terá apresentações gratuitas de música, dança e oficinas abertas ao público. No sábado (15.06), os visitantes poderão acompanhar show de DJ, de fado com Ana Carla Lemos, apresentação do Grupo folclórico Lusitano e um encerramento especial com Simoninha e banda.
No domingo (16.06), quem comparecer assistirá a tocata com Chico Fernandes, fado com Ciça Marinho acompanhada por Wallace Oliveira na guitarra portuguesa e Sérgio Borges no violão. O fado também será representado com Letícia Ferreira. A apresentação de encerramento será com o Rancho Folclórico Pedro Homem de Mello. Além disso, a oficina de dança com Chico Fernandes e dançarinos será aberta para todo o público.
O Portugal Fest contará com uma forte estrutura de segurança em todo o entorno do Largo do Arouche, monitorada pela Guarda Civil Metropolitana (GCM) e Polícia Militar. Equipes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) serão responsáveis pelo trânsito livre e estacionamentos no entorno. Além disso, o festival terá uma equipe de segurança particular para garantir que tudo ocorra com tranquilidade.