Pedro ‘Peu’ Andrade, sergipano de Aracaju, começou sua Bold Strap quando sentiu um crescente interesse, próprio e de seus amigos, em adquirir uma jockstrap – peça do vestuário masculino, majoritariamente LGBT+ – mas viu no mercado brasileiro uma carência de qualidade e designs que os apetecessem. Já formado em moda e sendo pupilo de Alexandre Herchcovitch em sua marca homônima e em À La Garçonne, surgiu a vontade de criar as suas próprias peças desse universo.
“A Bold Strap nasceu desse lugar sexual, sabe? Então a gente começou com a jockstrap, depois a gente foi inserindo acessórios de fetiche, tipo harness, coleira, algema e chicote. Depois que a gente foi inserindo uma ou outra peça de roupa, sempre voltados para o público gay masculino” diz Pedro, em entrevista ao CHNews.
Sobre ser um nordestino que não desenha dentro do artesanal ou tradicional que muitas vezes é esperado pelo público, Peu diz: “moda brasileira não é necessariamente uma moda que é feita com os códigos de regionalidade do Brasil ou dos seus estados. Eu sou um designer brasileiro, fazendo uma moda brasileira, que tem um apelo global.”
E continua: “O público com que eu trabalho é um público jovem que está envolvido em uma cena eletrônica ou em cultura pop, é sobre isso que eles vivem e respiram, então eu vou muito mais orientado pelo meu público.”
Ainda sobre a cultura pop, Peu Andrade diz que o gênero musical sempre teve uma estética muito sexy e sempre flertou muito com o fetiche. Para ele, essa é a razão da Bold Strap atrair tanto a atenção de artistas pelo Brasil, como Anitta, que usou looks Bold Strap para performances no MTV VMAs e no Prêmio Multishow, ambos neste ano. “É uma roupa mais ousada e um pouco mais performática do que o comum e tem os signos fetichistas que casam muito bem”, declara.
Segundo Pedro, para a Bold Strap, antes nichada entre homens gays, alcançar o público feminino, ocorreram dois fenômenos, ambos por meio de stylists: o uso cada vez maior da marca por cantoras pop no País; e a colaboração da marca para figurinos em “Verdades Secretas 2”, da TV Globo, série de sucesso estrelada por Camila Queiroz, uma das personagens a usar os figurinos em cena.
Foi da peça de ficção das 23h que surgiu a relação de Bold e Camila, que seguiu usando a marca no Carnaval seguinte e, posteriormente, se tornou sua musa, participando de seus desfiles presenciais no São Paulo Fashion Week desde 2022.
Com isso, Peu Andrade deixa claro que há dois perfis de clientes da Bold Strap: mulheres que vestem a marca para seus momentos wild e homens gays que utilizam as peças para expressarem sua sexualidade de forma livre.
O que esperar para os próximos passos da Bold Strap, de Peu Andrade? “[…]eu acho que a gente vai dar uma focada mais intensa no comercial, acho que a nossa intenção é realmente abrir ponto de venda físico. Hoje, a gente tem uma parte de ateliê muito forte – além do prêt-à-porter – que são essas roupas por encomenda que as celebridades pedem. Roupas exclusivas. Então a gente realmente quer ter esse espaço, quer ter loja, então o foco de 2025 vai ser, realmente, em expansão comercial. […] e acho que, nesse próximo momento, a gente vai voltar a intensificar a comunicação que a gente tinha, muito no começo, em relação ao público masculino e vai meio que equilibrar as comunicações [com ambos os públicos]”, finaliza.