O painel “A Cidade é Nossa”, da artista Rita Wainer, localizado na rua da Consolação, está sendo apagado. Este grafite é um presente do Acadêmicos do Baixo Augusta para a cidade de São Paulo, por ocasião de seu desfile em 2017.
“Estamos empenhados em compreender o que está acontecendo e, neste momento, buscando contato com a empresa responsável pela decisão, para que possa explicar os motivos dessa ação”, diz comunicado dos Acadêmicos.
“Desde já manifestamos nossa indignação com esse tipo de iniciativa que ignora a importância da arte e da cultura na cidade de São Paulo. Reforçamos nossa luta pela ocupação artística e cultural das ruas, pelo Carnaval de rua e pela cidade usufruída pelas pessoas”, enumera.
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, informa ao CHNews que “o Museu de Arte de Rua (MAR), programa voltado ao fomento de arte de rua na cidade, não foi responsável pela empena em questão. Uma vez que se trata de uma obra artística em um prédio privado, não há mecanismo legal para qualquer ação da pasta para impedir o apagamento da obra”.
O edifício pertence ao Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo), que autorizou a obra. Em nota à “Folha de S.Paulo”, o conselho disse que o imóvel é sua antiga sede e está passando por “reformas estruturais necessárias”.