Por Li Lacerda
Ela poderia ser uma academia comum que você procura para se exercitar em busca de qualidade de vida ou para manter o corpo em forma, mas não é. Além dos aparelhos de última geração únicos no país, alunos com roupas fitness grifadas e treinadores para ajudar esculpir o shape em salas individuais e climatizadas, você também encontra garçons servindo pedidos ao open drink com bebidas energéticas e água mineral premium, atendentes entregando toalhas de fios de algodão puro geladas para alunos e frutas frescas nas áreas de descanso. O preço do luxo? Até R$ 30 mil por ano dependendo da frequência e dos serviços solicitados.
Batizada de O2 Fitness e localizada na área mais nobre de Brasília (DF), a academia dos endinheirados da capital do país é a representação máxima do conceito de butique fitness no Brasil, com bônus de reunir a elite política em suas luxuosas dependências.
Nas academias de alto padrão de São Paulo, a maior cidade do país e a que tem a maior concentração de riqueza, poucas oferece um padrão parecido. Similares são encontradas e certificadas em Londres e Nova York, já que o público a quem esse tipo de serviço se destina viaja com frequência.
Para fazer parte desse seleto grupo da academia, há uma fila de espera de meses, podendo chegar a um ano e na fila você só entra por indicação. Parece exagero, mas existe um motivo para tanta exigência na admissão, a privacidade de quem frequenta, já que muitos são políticos e altos funcionários do governo. É comum saírem da sessão de malhação direto para votações em plenário ou expedientes em gabinetes.
Deputadas, senadores, juristas, empresários ou assessores de ministro frequentam os aparelhos da O2, que virou pronto de referência cobiçado para quem precisa fazer contatos com o poder. “Aqui abre portas para conexões infinitas. Alianças políticas, negócios, convites para recepções em embaixadas, começaram aqui”, diz uma fonte que prefere não ser identificada.
A O2 Fitness é um projeto idealizado pelo empresário Paulo Albuquerque, 36 anos, que já conhecia academias de luxo pelo mundo. Visionário, percebeu uma lacuna de um academia de alto luxo em uma das cidades com a mais alta renda per capita do país e decidiu fazer o investimento em 2020, inaugurando a academia uma semana antes do isolamento social provocado pela pandemia. Apesar do susto inicial, a academia reabriu meses depois respeitando as restrições sanitárias, o que foi relativamente fácil, já que as instalações foram projetadas valorizando não apenas o luxo, mas também a privacidade. Salas privativas de exercícios, aulas individuais ou em grupos que residiam no mesmo espaço visavam minimizar os riscos de contaminação.
O sucesso de público fez seu idealizador inaugurar uma segunda unidade em Goiânia (GO), que segue o mesmo padrão de exclusividade e luxo e tem atraído empresários do agronegócio e artistas do mundo sertanejo. Segundo o proprietário, a fila de espera da unidade de Goiânia é um pouco menor, não passa de quatro meses. A diferença é que na fila de espera temos de exportadores de soja a cantoras mais ouvidas do país aguardando pela vez de ver e serem vistos.