De 8 a 18 de novembro, a Oficina Cultural Oswald de Andrade, em São Paulo, recebe o espetáculo gratuito “O Que Te Transborda? Solos de dança flamenca contemporânea”, com direção da bailarina e coreógrafa Ale Kalaf. As apresentações ocorrerão durante duas semanas (08 a 11.11 e 15 a 18.11) e integram o projeto contemplado pela 33ª edição do Programa Municipal de Fomento à Dança para a cidade de São Paulo, que prevê a circulação de espetáculos até fevereiro de 2024.
Esta mostra de trabalhos solos de dança é resultado da oficina em que 16 profissionais conceituados da Dança Flamenca, oriundos de diferentes lugares do Brasil, foram instigados a pensarem novos sentidos compositivos para um solo sobre si, exaltando e trabalhando a confiança na potência de ser singular. Esse processo culminou em uma revolução do pensamento sobre a criação em dança Ffamenca feita por artistas brasileiros.
Na primeira semana (08 a 11.11), participam os seguintes artistas com seus espetáculos solos: Ana Nicolau; André Pimentel; Fabiana Ghisolfi; Isadora Nefussi, Josi Azevedo, Maissa Bakri e Ximena Espejo. Na semana seguinte (11 a 18/11), Beatriz Carrazza; Carol Ferrari; Deborah Nefussi; Fernanda Viana; Jemima Ruedas; Maira Vitale; Nina Molinero e Priscila Grassi estarão no centro do palco.
O que te transborda?
Com essa pergunta, nos quatro meses de pesquisas, a oficina dirigida pela bailarina e coreógrafa Ale Kalaf, em parceria com todas as profissionais convidadas, propôs a desconstrução de dogmas e valores tão impregnados na linguagem flamenca, ao mesmo tempo que abriu espaço para a construção de novos saberes, expondo diferentes caminhos para o universo flamenco brasileiro. O foco foi fomentar a criação em dança, um pensamento sobre ela, a criação de uma nova dramaturgia para o corpo flamenco e o impulsionamento da pesquisa de novos criadores.