Os saberes ancestrais nordestinos se tornam peças desejo contemporâneas nas mãos de artesãos talentosos. Decidida a impulsionar a economia criativa da região, a jornalista e empreendedora baiana Daniela Falcão e sua irmã Gabriela fundaram em 2021 o Nordestesse, um hub que reúne negócios dos 9 estados do Nordeste.
O sucesso da operação foi tanto que a curadoria acaba de desembarcar em sua primeira pop-up store no shopping Iguatemi, em São Paulo, onde ficará até fevereiro. O espaço é uma parceria com a Dona Santa, multimarcas referência há mais de 30 anos em Recife. Ao todo são 19 marcas, sendo 9 delas do Nordestesse, com peças de moda e design autorais.
“O desafio era trazer para o verão itens que a paulistana não encontra em outros lugares, trazendo principalmente grandes saberes do Nordeste na moda e algumas peças de design”, explica Daniela. Uma delas é a Boah, label soteropolitana com a qual o Nordestesse fez sua primeira collab. São dez peças exclusivas feitas em tecidos naturais como linho e algodão, que carregam o DNA descontraído da marca. Com uma paleta leve em tons de azul e branco, as estampas produzidas artesanalmente destacam as belezas naturais da Bahia.
Em clima de praia, outro destaque é a Rush, marca recifense de beachwear que chega pela primeira vez a São Paulo com o Nordestesse. A marca familiar faz uma coleção por ano no verão, sempre homenageando um artesão diferente. A coleção deste ano foi feita em parceria com o mestre Espedito Seleiro, cearense referência no artesanato com couro e conhecido pela estética vaqueira.
É imperdível conhecer a arara da Rosá, marca do Ceará focada em bordado manual – principalmente o richelieu – e renda renascença. As peças são despojadas, expandindo o uso dessas técnicas para o dia a dia. “A gente quer mostrar que essas tipologias não precisam ser pro casamento”, explica Daniela.
As bolsas de crochê coloridas da Catarina Mina também chamam atenção nas estantes. Cada peça leva um QR Code que direciona a uma página que conta a história de cada artesã responsável pelas criações. A pop-up ainda tem peças da DePedro e da Foz, que vão funcionar no esquema see now, buy now. Ou seja, assim que forem desfiladas na próxima edição do SPFW em novembro, vão direto para as araras no Iguatemi.