A Galeria Nara Roesler São Paulo apresenta a exposição “Thiago Barbalho – Segredos e Sortilégios” a partir de 31 de outubro de 2024, às 18h – primeira individual do artista na cidade -,que traz letras e zines que migraram para desenhos coloridos, elaborados e intrincados, repletos de gráficos e símbolos.
A mostra terá aproximadamente 40 obras produzidas neste ano, como o grande desenho “A torta perfeita”, com mais de dois metros de altura, além de desenhos em médio e pequeno formatos – em que usa lápis de cor, pastel, canetas e marcadores, tinta acrílica e a óleo – , e esculturas, feitas em materiais diversos como impressão 3D, resina e fibra de vidro, acrílico, tecido e pintura automotiva.
A exposição traz ainda trabalhos realizados pelo artista com elementos característicos da cultura de Jardim do Seridó, no interior do Rio Grande do Norte, terra natal de sua mãe, como pinturas rupestres presentes, a paisagem semiárida e técnicas de produção têxtil artesanal. Um dos exemplos é a tapeçaria “Futuro” (2024), com 2 metros de altura por 1,5 metro de largura, desenvolvida em conjunto com o coletivo Flor de Kantuta, composto por mulheres tecelãs bolivianas radicadas em São Paulo. “Quis reunir variadas referências, desde os açudes e rios da nossa terra, até o artesanato potiguar, com suas tapeçarias e colchas. Mas quis fugir dos clichês associados à arte nordestina em geral”, diz Barbalho.
Entre 16 de julho e 29 de setembro de 2024, a curadora Catarina Duncan e o artista estabeleceram uma troca de e-mails como método de acompanhamento investigativo e interlocução em torno da obra do artista. A conversa atravessa a prática artística de Barbalho, o desenvolvimento da exposição e ao mesmo tempo abre espaço para divagações e relatos pessoais entre notícias da atualidade, sonhos e referências de pesquisa. A correspondência foi impressa e estará disponível na exposição.
Galeria Nara Roesler – Avenida Europa, 655, Jardim Europa, São Paulo, SP.