Nos dias 2 e 3 de novembro, das 11h às 18h, a Casa Museu Ema Klabin, no Jardim Europa, sediará a quinta edição do Labas – Festival da Lituânia. Com entrada gratuita, o evento oferecerá uma imersão na cultura e na gastronomia do país do norte da Europa, repleto de cultura, belezas naturais e pontos históricos.
Os visitantes poderão assistir a danças e músicas folclóricas, exposições, oficinas e palestras. Além disso, haverá uma variedade de produtos artísticos, artesanais e decorativos disponíveis para compra, incluindo peças em marchetaria, pinturas com paisagens lituanas, ovos pintados à mão (margučiai), esculturas, entre outros.
O público também vai conhecer mais sobre um instrumento típico da Lituânia, o birbynê, uma espécie de flauta de madeira. O instrumento será apresentado e tocado pelo músico Egidijus Ališauskas, professor associado da Academia Lituana de Teatro e Música (LMTA), maestro chefe e diretor da Orquestra do Exército Lituano e da Orquestra Folclórica da LMTA.
A programação conta ainda com espetáculos de danças folclóricas típicas com o grupo Rambynas. Fundado há 26 anos, o grupo é um dos mais reconhecidos da cultura lituana na América do Sul. Vestidos com trajes bordados tradicionais, eles apresentam polcas e quadrilhas que enaltecem a riqueza da cultura lituana.
No festival, os visitantes terão a oportunidade de degustar uma variedade de pratos típicos lituanos. Entre eles, o virtiniai (massa artesanal com recheio de carne ou queijo e molho branco), o kugelis (torta de batata ralada com bacon), o agurkai (pepino em conserva) ou kopūstai su dešrelėmis (repolho cozido com linguiça). Ou, ainda, levar para a casa delícias como o šakotis (bolo com suave sabor de baunilha), krupnikas (licor artesanal feito de mel), conservas, pães, biscoitos artesanais e uma bebida muito popular na Lituânia, o gira-kvass, feita a partir de pão de centeio e adjuntos como malte e cereais.
Casa Museu Ema Klabin – Rua Portugal, 43, Jardim Europa, São Paulo, SP.