Com uma carreira de grande relevância para a cultura africana, Lenna Bahule, que nasceu em Maputo, tem uma universalidade própria e um estilo musical que representa uma cultura, um povo, um país, que é Moçambique. Conhecida pelo seu alcance vocal e pelos sons rítmicos, que misturam sonoridades tradicionalmente indígenas com os sons de sua terra natal e de outras culturas afro, a artista vem a cada ano ganhando mais notoriedade e respeito com um trabalho criativo que une línguas africanas e imaginárias a experiências imersivas de corpo, mente e alma.
No próximo dia 16 de maio (quinta-feira), Lenna chega ao Sesc Pompeia em apresentação às 21h. No show, a cantora apresenta as faixas do EP “Kwisa – Vir”, primeira parte do álbum “Kumlango”, uma trilogia sonora intercultural dividida em três partes. Neste dia, a artista recebe Josyara e Gumboot Dance. O lançamento é do selo britânico Da Lata Music.
Em “Kwisa – Vir”, Lenna aborda o momento marcado pelo desconhecido, pela ignorância que precede a sabedoria e pela inocência que permeia o início de um ciclo de vida. O EP conta com a participação dos músicos brasileiros Kabé Pinheiro (percussão), Kiko Woiski (baixo e vocais), Ed Woiski (guitarra, efeitos e vocais), Otis Selimane (percussão, bateria e vocais), Maria Luana (vocais), Lilian Rocha (vocais), Victória dos Santos (vocais). E ainda, Lucas Macuacua, de Moçambique, na canção “Nyamussoro”, e Melanie Bourire, da Ilha da Reunião, na faixa “Ngalila Sofê”.
A apresentação é um convite às pessoas para entrarem no mundo musical de Lenna Bahule e perceberem a cantora, a mulher, a arte-educadora e ativista cultural, que ela se tornou ao longo de sua trajetória. Conectando o ocidente negro e decodificando as mil e uma Áfricas espalhadas mundo afora, semeando novas conexões e descobrindo sonoridades.
Na ocasião, Lenna (vocal) será acompanhada por uma banda formada por Kiko Woiski, baixo e vocais; Ed Woiski, guitarra, efeitos e vocais; Otis Selimane, percussão, bateria e vocais; Alysson Bruno, percussão e vocais; Maria Luana, vocais; Lilian Rocha, vocais; Victória dos Santos, vocais. Além da banda, o espetáculo conta com Muhamago no cenário eletrônico e soundscape e Bianca Turner, projeção e video mapping.
Sesc Pompeia – R. Clélia, 93, Água Branca, São Paulo. Mais informações, clique aqui.