Com informações do “Business of Fashion”
“Mob Wife” é um termo que está bombando o TikTok. Caracterizada por estampas de animais, joias pesadas de ouro, calças de couro brilhantes, cabelos perfeitamente penteados e, claro, um enorme casaco de pele, a tendência já acumulou mais de 127 milhões de visualizações na rede social, segundo a Trendalytics.
Seu surgimento foi impulsionado por vários fatores – o 25º aniversário do sucesso da HBO centrado na máfia, “Os Sopranos”, o início de um inverno mais frio nos Estados Unidos e um interesse crescente por peles entre os consumidores mais jovens.
É um grande pivô em relação a apenas alguns anos atrás, quando parecia que a trajetória das peles estava em declínio incontrolável. Desde o final da década de 2010, marcas e varejistas como Canada Goose, Gucci, Net-a-Porter, Versace, Prada, Neiman Marcus e Michael Kors anunciaram a sua intenção de eliminar gradualmente os produtos de peles.
Israel promulgou uma proibição de novas vendas de peles, semelhante à da Califórnia, enquanto a Itália e a Noruega anunciaram que iriam parar as fazendas dedicadas à produção delas. Em 2021, o presidente-executivo da Kering, François-Henri Pinault, disse que as peles “não tinham lugar no luxo”.
Corta para 2024, e o sentimento em torno das peles mudou à medida que a estética das “Mob Wife” torna o material querido por uma nova geração de consumidores. Kendall Jenner e Dua Lipa foram recentemente vistas em casacos de pele reais e na semana passada Dolce & Gabbana e Louis Vuittoin lançaram suas ofertas de peles para a temporada masculina de inverno.
Mas este momento é diferente do passado. Agora, são os varejistas de segunda mão e de fast fashion que estão a colher os benefícios do momento viral das peles, tal como as startups de materiais alternativos e as marcas com ofertas de peles artificiais de boa qualidade.