De acordo com dados do mecanismo de busca de moda Tagwalk, Miu Miu, Chloé e Bottega Veneta foram as marcas mais pesquisadas do verão 2025, com desfiles locais de Alaïa e Ralph Lauren causando impacto. O número de desfiles de coleção de verão caiu nas quatro cidades para 213, de 243 registrados em 2023.
A tendência geral foi em direção a mais elegância e romantismo com algumas notas masculinas – como a presença de ternos – se afastando do excessivamente delicado e feminino, diz a análise entre cidades das coleções de primavera de 2025 feita pela empresa. “Vemos um pouco mais de poder, um pouco mais assertivo sem ser muito agressivo”, disse a fundadora e CEO Alexandra Van Houtte, partindo dos looks “bastante sexy” que estrearam no pós-pandemia.
Paris continua sendo a cidade mais procurada para coleções, com uma participação de pesquisa de 45%; Nova York conseguiu dividir os holofotes com os desfiles Alaïa e Ralph Lauren. Milão e Londres permaneceram estáveis.
A mudança de local provou ser uma vantagem distinta para a dupla. O desfile da Alaïa em Nova York nesta temporada trouxe um aumento de 417% nas pesquisas pela marca em comparação ao desfile de Paris em setembro de 2023, enquanto o desfile da Ralph Lauren em Hampton viu as pesquisas aumentarem em 410%.
Miu Miu foi a marca mais pesquisada pela segunda temporada consecutiva, com Chloé, Bottega Veneta, Saint Laurent e Valentino seguindo seu rastro. Os desfiles parisienses, no entanto, dominaram as 20 principais marcas pesquisadas. As únicas participantes milanesas foram Prada e Gucci; Ralph Lauren e Burberry foram as únicas participantes de Nova York e Londres.
Alexandra observou que os resultados da estreia de Alessandro Michele na Valentino estavam alinhados com a marca e a coleção, mas se abriram para algumas novidades, pois despertaram interesse em uma nova coleção. “Foi o ticket mais quente da cidade e que ‘não superou’ nas pesquisas.” Acne Studios, com suas formas volumosas e paleta de cores terrosas, e Stella McCartney, com alfaiataria oversized em tons neutros e azuis claros estavam entre os melhores desempenhos da lista.
A segunda coleção de Pelagia Kolotouros para a Lacoste também ficou no top 20, se encaixando perfeitamente no athleisure da moda de hoje, em 19º. Notavelmente, isso tirou algumas marcas do top 20, incluindo Versace, Jil Sander, Ferragamo e b. Essas foram substituídas por marcas que “são um pouco mais acessíveis aos consumidores”, disse Alexandra. Com informações do WWD.