Com bilhões de visualizações nas redes sociais, o alcance do Met Gala é global – e o seu brilho não brilha apenas entre os convidados famosos, mas também impulsiona marcas de designers, estilistas, hotéis e todo o tipo de negócios.
A extravagância se transformou em uma celebração de vários dias para fãs e negócios relacionados. Enquanto os hóspedes se preparam para visitar esteticistas, estilistas, maquiadores, dermatologistas e personal trainers, os hotéis, bares e restaurantes que os recebem também estão melhorando. Há serviços de carro a serem reservados, garrafas de champanhe a serem abertas e arranjos de flores de US$ 500 a serem encomendados para pessoas de fora da cidade com destino ao Met. E a noite se tornou fundamental para as marcas de luxo, da moda às joias e beleza.
No ano passado, o Met Gala gerou US$ 995 milhões em apenas 48 horas em valor de impacto na mídia, em um total de 115.919 veiculações, de acordo com a Launchmetrics. As cinco marcas com melhor desempenho na gala de 2023, que homenageou Karl Lagerfeld, foram Chanel (US$ 110,7 milhões no MIV), seguida por Fendi (US$ 32 milhões), Valentino (US$ 24 milhões), Gucci (US$ 20 milhões) e Schiaparelli (US$ 16 milhões).
Várias estrelas apareceram no tapete vermelho da gala em looks da época de Lagerfeld na Chanel, Fendi e Chloé, iterações personalizadas do guarda-roupa preto e branco do próprio estilista e homenagens kitsch à amada gata de Lagerfeld, Choupette. Um look vintage da Chanel usado e compartilhado por Dua Lipa (uma das apresentadoras do ano passado) em sua conta do Instagram arrecadou US$ 1,4 milhão em impacto de mídia. Os looks da Chanel, desenhados por Lagerfeld, foram vistos em Nicole Kidman, Jennie Kim e Penélope Cruz, entre outras.
A exposição Met Gala deste ano se chama “Sleeping Beauties: Reawakening Fashion” e o dress code é “The Garden of Time”. As marcas de moda estão naturalmente a trabalhar horas extraordinárias para vestir celebridades para o gala de segunda-feira (06.05) à noite, sabendo que há muitos benefícios em ter uma estrela fotografada nos seus vestidos, o que esperam que gere um impulso geral à imagem e às vendas, especialmente valioso no meio da crise. a atual desaceleração do luxo.