O Masp – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand – participa da 3ª edição de Rotas Brasileiras, da SP-Arte, de 28 de agosto a 1º de setembro de 2024, na Arca. Com curadoria de Adélia Borges, curadora-adjunta do Masp Loja, a seleção de produtos para esta edição do evento integra três dimensões distintas: a identidade institucional do museu, o design industrial e o design artesanal brasileiro.
A nova linha de produtos Masp inclui camisetas, canecas e cerâmicas inspiradas na arquitetura do museu, projetado por Lina Bo Bardi. O concreto, material predominantemente usado na construção do edifício, serviu de inspiração para a escolha da cor das cerâmicas. Já a arquitetura modernista icônica impactou diretamente no design dos copos, pires, pratos e apoios de talheres que compõem o conjunto de mesa para chá e café.
Em diálogo com o propósito da feira em reunir a cena contemporânea de artistas brasileiros e resgatar grandes ícones que moldaram a arte atual, o Masp apresenta ainda itens que celebram a exposição “Leonilson: Agora e as Oportunidades”, já aberta ao público. A linha de produtos Leonilson, que vai de camisetas bordadas a marcadores de página, oferece aos visitantes uma prévia da nova exposição.
Uma seleção de utilitários de nomes relevantes do design nacional estará presente no estande, incluindo os bancos de meditação com marchetaria da Três Pontos, com design assinado pela Isabel Ferrari, e o emblemático banco Mocho, criado por Sergio Rodrigues. O Masp Loja também traz uma linha de roupas fruto da colaboração entre a marca Handred e o Instituto Sergio Rodrigues. A linha associa a funcionalidade e o design atemporal à moda, com bordados de madeira e estampas que reproduzem objetos e móveis.
Completa a curadoria uma série de objetos de design confeccionados por mestres artesãos. A coleção inclui esculturas de orixás feitas à mão pela Dumfun, do Rio de Janeiro, e animais entalhados em madeira pelo povo paraguaio Ache, que simbolizam a harmonia com a natureza. Além disso, serão apresentadas máscaras de reisado feitas em Pernambuco pelo mestre Antônio Rodrigues e inspiradas no trabalho de seu pai, Zé Caboclo.
Arca – Avenida Manuel Bandeira, 360, Vila Leopoldina, SP.