Conversar com Maria Alice Flora é uma aula de profissionalismo: não é todo dia que se entrevista uma pessoa tão apaixonada pelo que faz, o que é contagiante. Nascida em Petrópolis, formada em odontologia em 2009, ela comemora 16 anos de uma carreira de sucesso. Só com a harmonização facial já atua há dez anos, e foi pioneira em sua região.
“Nunca pensei que ia entrar nesta área de estética, foi um acontecimento muito espontâneo na minha vida, não foi nada planejado. Fui de curiosa fazer um curso no Rio de Janeiro e então meus pacientes começaram a se interessar por harmonização. Foi uma migração de carreira muito interessante”, lembra.
Maria Alice também é uma aluna dedicada e curiosa. Ela está sempre atrás das últimas novidades da área em que atua, e participa de congressos internacionais sobre o tema sempre que pode. Ela está presente todos os anos no congresso AMWC, em Mônaco, o maior de estética do mundo. Também já apresentou painel científico na conferência Season, em Dubai, no ano passado. Por fim, fez curso em uma clínica de cirurgia plástica em Londres (Reino Unido), além de muitos outros aqui no Brasil, como uma especialização de três anos em harmonização facial. “Agora estou terminando meu mestrado em São Paulo.”
Com duas clínicas no estado do Rio, agora sente que é hora de se voltar para o mercado paulista, onde ela atuou entre 2018 e 2019 e fidelizou muitos pacientes, que inclusive passaram a se deslocar até Itaipava para seguir seus tratamentos. “Senti que era o momento certo para o meu retorno”, acrescenta.
Para ela, São Paulo é um mercado muito competitivo, mas se sente preparada, pois seu trabalho é diferenciado. O conceito de Maria Alice é mesmo único. “A mulher pode, sim, se cuidar e se sentir bem com a própria imagem, se olhar no espelho e se reconhecer com as suas características individuais, sem perder a essência. A proposta do meu trabalho não é transformar a pessoa em outra”, ressalta.
Tanto que, entre os seus pacientes, o mais recorrente é um desejo por gerenciar o envelhecimento de forma natural. “‘Quero me cuidar para envelhecer bem’; é o que mais escuto no meu consultório”, afirma. Ela atende hoje pessoas de todas as idades, mas o maior público de suas clínicas é o de 40+.
Claro que a transformação pode existir no trabalho dela. Nestes casos, ela explica que os procedimentos servem para aquele paciente que tem alguma deficiência óssea ou para devolver um volume perdido na face por um acidente, por exemplo. “Atualmente, também trato muitos pacientes que tiveram complicações com outros profissionais, como deformações pós-cirurgia plástica.”
O tratamento começa com uma primeira consulta em que o paciente conta para a profissional todos os motivos que o levou a procurá-la. Depois, Maria Alice monta um planejamento de acordo com as necessidades pessoais de cada um. Os tratamentos realizados em São Paulo são todos com injetáveis. “Também trabalho muito com fios”, lembra.
Os chamados regeneradores também estão em alta. De acordo com Maria Alice, eles atuam regenerando a célula, fazendo com que aquelas que não produzem mais um tipo de substância, como por exemplo o colágeno, volte a produzi-la. “É uma medicina estética avançada e futurista.”
Vale lembrar que, em qualquer caso, os melhores tratamentos são os associados. Segundo Maria Alice, ela vincula em etapas cada substância para finalidades individuais.
Além de atender clinicamente, Maria Alice – que é embaixadora da Galderma no Brasil – também dá cursos livres para profissionais que são habilitados a fazer procedimentos com injetáveis.
“Os cursos começaram em 2018 e acontecem uma vez ao mês. Sinto que consegui, por meio da minha experiência e deste trabalho, mudar a vida de muitos profissionais.” Por ela, já passaram mais de 3 mil alunos. “Agora vou retomar os cursos em São Paulo”, adianta.
As aulas são presenciais, e são vários os cursos, como para estudantes que estão tendo seu primeiro contato com a harmonização facial. São dois dias de aulas teóricas e um de prática.
Maria Alice é o tipo de mulher que gosta de viver o presente, mas está sempre com um olho no futuro, nas novidades e no que está por vir quando o assunto é beleza. Neste momento, está focada em terminar seu mestrado e se estruturar em São Paulo, onde já atende duas vezes por mês, em uma clínica no shopping Morumbi. Pode apostar que vem muita novidade boa por aí.