A moda é uma das formas pelas quais Madonna sempre influenciou a cultura. Desafiando os limites impostos pela sociedade no vestuário feminino, ela segue inspirando gerações a serem mais livres em suas escolhas.
Sua presença na moda tem um tema em comum: ela sempre chocou os padrões de cada época – até hoje, suas roupas são consideradas “reveladoras demais para uma mulher da sua idade”. Desde criança, sua relação com a moda desafia os limites do que a sociedade considera belo, aceitável e adequado.
Tendo crescido em um ambiente familiar estritamente católico e perdido sua mãe aos cinco anos de idade, ela começou a usar a moda como uma forma de se expressar e rebelar. Segundo Mary Cross, autora de “Madonna: A Biography”, após a morte de sua mãe, ela deliberadamente usava meias descombinadas e “se recusava a usar as roupas idênticas” que Joan Gustafsson, governanta da família que se tornou sua madrasta, gostava que ela vestisse.
Ao longo de toda sua carreira, as roupas a ajudaram a contar histórias e construir personagens em cima do palco, nos clipes e premiações. A rainha do pop construiu uma relação próxima com designers, como Jean Paul Gaultier. Em 1992, ela protagonizou um momento icônico ao participar de um evento do estilista francês em homenagem à amFAR e cruzar a passarela fazendo topless. Ele também foi o responsável por criar o figurino da turnê “Blond Ambition Tour”, de 1990, colaboração que resultou no icônico corset com sutiã em formato de cone.
Abaixo, veja dez dos momentos mais icônicos de Madonna na moda:
Like a virgin
O vestido de noiva que Madonna usou para performar “Like a Virgin” no MTV Video Music Awards em 1984 foi tão icônico que foi exposto no Hard Rock Cafe da Times Square em 2011.
Material Girl
Para o clipe de “Material Girl”, lançado em 1985, Madonna se inspirou no filme “Os Homens Preferem as Loiras”, de 1953, com Marilyn Monroe.
Sutiã de cone
Um dos looks mais famosos da história da moda, o corset cônico de Jean Paul Gaultier que Madonna usou durante sua turnê “Blond Ambition Tour”, de 1990, foi vendido no leilão da Christie’s por 48 mil libras em 2011.
Tributo a Marilyn Monroe
Madonna foi ao Oscar de 1991 ao lado de Michael Jackson, o que por si só já seria suficiente para parar a festa. Ela ainda aproveitou a ocasião para fazer um tributo à Marilyn Monroe, com batom vermelho, ondas no cabelo e um vestido de Bob Mackie com estola de pelos.
Momento topless
Em 1992, para um evento beneficente de Jean Paul Gaultier para a amfAR, a Fundação para a Pesquisa da AIDS, a rainha do pop entrou para a história ao desabotoar o blazer e revelar um corset que deixava os seios à mostra.
Slip dress
Madonna encerrou o desfile de verão 1995 de Jean Paul Gaultier ao cruzar a passarela usando um slip dress e empurrando um carrinho de bebê onde tirou um cachorro.
VMA histórico
Em 2003, Madonna, Britney Spears e Christina Aguilera subiram ao palco juntas com looks inspirados em casamento. Christina e Britney lembravam noivas com renda branca, enquanto Madonna estava toda de preto com chapéu, casaco de alfaiataria alongado e botas de couro. Mas não foram só os looks que chamaram a atenção: esse VMA entraria para a história com o beijo entre Madonna e Britney Spears.
Sutiã de cone revisitado
Ela fez um reinterpretação do icônico sutiã de cone na MDNA Tour, em 2012, em uma nova colaboração com Jean Paul Gaultier.
Declaração política
Para o Met Gala de 2016, ela escolheu um vestido com transparências da Givenchy. Depois de ser criticada pelo look, ela rebateu: “Meu vestido no Met Ball foi uma declaração política e também uma declaração de moda. O fato de as pessoas realmente acreditarem que uma mulher não pode expressar a sua sexualidade após uma certa idade é a prova de que ainda vivemos numa sociedade sexista e etarista”.
Celebration Tour
Para a Celebration Tour, que terá sua última apresentação com show gratuito na praia de Copacabana no dia 4 de maio, Madonna tem trabalhado com os figurinistas Eyob Yohannes e Rita Melssen. Um dos looks de destaque foi um macacão futurista da Versace que se assemelha a uma armadura feita de vários pedaços de vidro quebrado.