O grupo Kering divulga nesta quarta-feira (24.07) que o lucro líquido da empresa caiu 50% nos primeiros seis meses do ano, depois de a sua marca estrela, Gucci, ter registado outro desempenho trimestral decepcionante – e ainda projeta que os problemas continuem no segundo semestre.
O grupo francês outro alerta sobre lucros, dizendo que espera que o lucro operacional diminua 30% no segundo semestre, depois de ter caído 42% no primeiro semestre, para 1,58 bilhão de euros.
“Considerando as incertezas que pesam sobre a evolução da procura dos consumidores de luxo nos próximos meses, após o abrandamento registado no primeiro semestre de 2024, o resultado operacional recorrente da Kering no segundo semestre de 2024 poderá cair cerca de 30% face ao segundo semestre de 2023”, disse a empresa.
O lucro líquido totalizou 878 milhões de euros, ficando aquém da previsão de consenso dos analistas compilada pela de 930 milhões de euros.
As receitas do grupo caíram 11% no segundo trimestre, tanto em termos reportados como comparáveis, para 4,51 bilhões de euros, disse a Kering, cujo grupo de marcas também inclui Saint Laurent, Balenciaga e Bottega Veneta.
A Gucci novamente ficou aquém das expectativas, com as vendas orgânicas caindo 19%, contra as previsões dos analistas de uma queda de 17%. Em termos reportados, as receitas caíram 20%, para 2 bilhões de euros.