João Pimenta está com foco na mudança. Não só de endereço (ele está deixando a loja ateliê de Pinheiros e, em breve, inaugura nova loja), mas também comercialmente. E tudo começa com a coleção “Asas à Cobra”, a última apresentada por ele no São Paulo Fashion Week.
“O trabalho da marca tem uma vertente mais artística do que comercial, mas agora estamos em uma fase nova, de querer trazer algo mais comercial. Então tudo começou com uma brincadeira: começamos a nos autoanalisar e percebemos que a gente tem o design, a gente tem a cultura, a gente entende do texto, somos cobras, mas nos falta asas”, conta João, em entrevista ao CHNews.
A ideia é que a grife brigue de frente com a concorrência, garantindo um bom filé do mercado nacional. “Acho que sou muito romântico, tenho uma teatralidade. Claro que ela é bem-vinda, foi muito útil para mim durante todo esse tempo. Aliás, acho que a gente conseguiu ser visto pelo mercado justamente por isso”, defende. “Só que agora chegou um momento de crescer, de evoluir na questão financeira também”, conclui.
Essa decisão já influencia esta coleção, como por exemplo na escolha dos tecidos. “Sempre trabalhei com tecidos pesados, e agora investir em mais leves, algo que combina mais com o clima daqui”, diz João. “Mas é claro que ainda tem estampa, brilho e volumes diferentes.” Nas araras, encontramos Mussolini, crepe, algodão e linho. “Também fizemos uma linha de camisetas, coisa que nunca tínhamos feito antes”, comemora.
Outra mudança foi marcada direto na passarela: o casting de modelos mulheres para o show. “Minha modelagem tem um espírito feminino. Ela é maior, então um 40 masculino veste mulheres até o 44”, conta.
Então, o que podemos esperar para o futuro da label João Pimenta? Muitas mudanças, pode aposta. “Minha ideia para o meu próximo desfile é tentar achar uma modelagem diferenciada, algo na construção que nunca fiz. Faço desfiles há 20 anos e essa proposta de ficar mudando tecido e cor já não me supre mais”, finaliza.