O Instituto Tomie Ohtake apresenta a exposição “Mira Schendel – espera que a letra se forme“, que tem curadoria de Galciani Neves e Paulo Miyada e foca na utilização de signos gráficos, letras e arte baseada em palavras na criação artística de Mira Schendel (1919-1988). Combinando mais de 250 obras diferentes, incluindo pinturas, monotipias, desenhos, cadernos, gráficos e uma instalação, a exposição é organizada em sete seções diferentes que convidam o público a participar da presença das palavras na criação artística de Mira e da maneira como elas estão conectadas. A exposição começa no dia 24 de outubro, simultaneamente à exposição “Carlito Carvalhosa – A metade do dobro”.
“Mira Schendel – espera que a letra se forme” faz parte da programação bianual Palavra Palavra Palavra, que teve início com o projeto “Poesia em presença – Entre cenas, slam, spoken word e rap”, e contará também com o lançamento do livro “Caderno-ensaio 2: Palavra”.
Celebrada como uma das artistas mais significativas do século 20 na arte brasileira, Mira Schendel nasceu em Zurique, Suíça, tendo ascendência judaica, tcheca, alemã e italiana. Devido à perseguição antissemita, fugiu para o Brasil em 1949, onde viveu e produziu a maior parte de sua obra, além de participar das empreitadas artísticas das décadas de 1960 e 1970.
Neves e Miyada admitem que Schendel se questionava quanto ao significado do efêmero. Foi em um dos cadernos da artista, por exemplo, que os curadores localizaram o título da exposição, “espera “que a letra se forme, e de lá também retiraram o seguinte trecho, presente no texto curatorial: “A sequência das letras no papel imita o tempo, sem poder realmente representá-lo. São simulações do tempo vivido, e não capturam a vivência do irrecuperável, que caracteriza esse tempo. Os textos que desenhei no papel podem ser lidos e relidos, coisa que o tempo não pode. Fixam, sem imortalizar, a fluidez do tempo”.
Instituto Tomie Ohtake – Av. Faria Lima 201 (Entrada pela Rua Coropé, 88), Pinheiros, SP – Metrô mais próximo – Estação Faria Lima/Linha 4 – amarela.