A Gucci apresenta “Gucci Cosmos”, uma exposição de vanguarda dos designs mais icônicos da maison em seus mais de cem anos de história. Após seu sucesso em Xangai, em abril, e em Londres, em outubro de 2023, a exposição itinerante global chega a Kyoto neste mês de outubro, a partir desta terça-feira (1º de outubro), levando sua experiência criativa e imersiva ao Museu da Cidade de Kyoto, no Japão. A curadoria é de Maria Luisa Frisa.
Celebrando a profunda conexão da maison com Kyoto, uma cidade gêmea de Florença há mais de 50 anos, onde a Gucci foi fundada, “Gucci Cosmos” leva os visitantes a uma jornada para trás e para frente no tempo, explorando a história da maison e suas raízes florentinas enquanto escreve um hino à sua criatividade duradoura.
“Gucci Cosmos” explora como, por mais de um século, os códigos e o espírito inalteráveis da Gucci foram trazidos à vida em seus designs mais icônicos e como esses clássicos que definiram épocas inspiraram e foram reinterpretados pelos visionários de design da label. A exposição mostra como essa crença progressista no poder da criatividade, ancorada no melhor artesanato e tradição italianos, fez com que a Gucci não apenas espelhasse os tempos, mas também os definisse – fazendo isso, avançando a sociedade e seus gostos estéticos. Como uma exposição itinerante, “Gucci Cosmos” transporta o rico patrimônio e o artesanato da maison pelo mundo, abrindo portas para o Arquivo Gucci em Florença e destacando como suas peças e emblemas históricos se entrelaçaram no tempo.
Cada parada é contextualizada de forma única para sua cidade-sede, e o capítulo japonês da exposição, enquanto celebra o legado de 60 anos da label naquele país, apresentará narrativas e elementos dedicados que refletem a vibrante história de tradição e inovação de Kyoto e do Japão, combinando a influência global da Gucci com o patrimônio cultural local.