Nesta terça-feira (15.10), a Galeria Kovak & Vieira abre as mostras individuais “Fragmento”, de Gian Luca Ewbank, e “Doce Veneno”, do R2 Studio Gallery, em seu espaço no bairro de Pinheiros, em São Paulo. Com texto curatorial de Luiza Testa, a mostra vai apresentar trabalhos dos artistas e ambas as mostras seguirão em cartaz até 20 de novembro de 2024.
Formado pelo duo Roberta Romanelli e Rodolpho Rivolta, a R2 Studio, “Doce Veneno” trará 40 obras inéditas em que abordam os excessos da sociedade contemporânea. Assim como temos consumido imagens, informações e símbolos culturais em larga escala e em alta velocidade, nos entregamos à comida de maneira impulsiva, buscando conforto imediato sem refletir sobre as consequências.
Muitas obras apresentadas aqui são carregadas de um interessante paradoxo, pois adotam o método da indústria alimentícia (símbolos conhecidos, gráficos escandalosos e cores palatáveis), mas acrescidos de processos lentos e manuais, como a colagem, o bordado. O upcycling, que está no DNA da dupla, também representa um contraponto ao consumo de massa por meio da reutilização de materiais, que vão de toy art a embalagens.
“Fragmento”, por sua vez, reúne dezenas de obras do trabalho realizado nos últimos cinco anos pelo artista visual Gian Luca Ewbank, e se apresenta como uma oportunidade de olhar em retrospecto para sua produção, compreendendo seus métodos, diversidade de formas e meios utilizados. Nelas, palavras se sobrepõem a imagens, assim como ícones pop e logomarcas aparecem isolados de seus contextos originais. Trata-se de um jogo visual na qual as peças funcionam como partes de um discurso maior que o artista não entrega de maneira linear ou imediata. Ao contrário, ele oferece ao público uma série de indícios que sugerem significados múltiplos e sujeitos à interpretação em que tal estética fragmentada faz com que o espectador tenha que buscar, ativamente, o sentido do lhe é oferecido.
Kovak & Vieira – R. Conêgo Eugênio Leite, 150, Pinheiros, São Paulo, SP.