A Galeria Hugo França apresenta “Viver é um rasgar-se e remendar-se”, exposição coletiva que reúne pela primeira vez a diversidade artística de oito mulheres (nativas ou não) que vivem há décadas em Trancoso (BA). Com abertura no dia 12 de outubro, às 18h, com coquetel Alma Ninho, da chef Morena Leite, a mostra Idealizada, produzida e composta exclusivamente por mulheres, lança luz à força e à trajetória das artistas locais, que têm a ressignificação constante de suas trajetórias como ponto em comum.
Com curadoria de Isa Castro, cineasta, produtora e gestora cultural que, entre diversos projetos importantes, comandou o MIS (Museu da Imagem e do Som), e produção de Luana Jardim, diretora de arte, especialista em arte e moda, que já atuou no Fashion Rio, entre outros projetos, a exposição traz dezenas de telas com diferentes abordagens, texturas e linguagens, criadas por Ana Laranjeira, Camile Soares, Claudia Lemos, Leda Lima, Marta Meyer, Patricia Gudmundsson, Paula Blache e Selma Guedes (em memória). Entre pinceladas ou aplicação de argila, plantas e outras matérias-primas, cada obra reflete a intensidade poética dessas mulheres, que, como qualquer ser humano, se rasgam, se remendam e vivem suas histórias.
Por meio de trabalhos que oscilam entre pinturas abstratas, natureza clara e colorida, até escritas de sentimentos à flor da pele, além da apresentação de três livros não lançados por Selma Guedes, como uma homenagem póstuma, a mostra conversa perfeitamente com a ampla arquitetura da Galeria Hugo França, unindo-se à atmosfera natural do espaço de 30 mil metros quadrados em meio à Mata Atlântica, e propondo um convívio harmônico entre obra, espectador e paisagem. Até 20 de novembro de 2023.
Com nome inspirado na frase de Guimarães Rosa, “Viver é um rasgar-se e remendar-se”, convida o público para uma reflexão sobre a vida, sobre as trajetórias individuais e sobre como as marcas fazem parte do que somos e do que vamos nos tornar.
Galeria Hugo França – Rodovia BA 001 s/n, próximo ao trevo Trancoso/Caraíva, Trancoso (BA).