Em sua terceira edição, a ArPa Feira de Arte acontece até o dia 30 de junho de 2024 no Mercado Livre Arena Pacaembu. A partir desta edição, a feira, um marco no calendário das artes visuais, apresenta novidades no projeto expositivo e em seu corpo curatorial.
O evento inaugura a Mercado Pago Hall da Mercado Livre Arena Pacaembu, patrimônio histórico e símbolo da cidade de São Paulo que passa por um processo de restauro e modernização, estabelecendo também um diálogo entre o qual fortalece o pilar de cultura inicialmente proposto na sua inauguração em 1940.
A ArPa é uma feira de arte que proporciona uma experiência tanto agradável como aprofundada pelo mundo da arte com uma proposta única, em que galerias do Brasil e de países como Argentina,Colômbia, Espanha, México, Noruega e Portugal apresentam projetos inéditos e concebidos especialmente para o evento, com foco em aprofundar a prática de seus artistas. Empenhada em criar um novo ritmo no circuito artístico, a feira estabelece relações mais significativas, desdobramentos institucionais e oportunidades comerciais.
Este ano, a feira está organizada em cinco setores, sendo um principal e quatro curados. O Setor Base tem curadoria da pesquisadora e jornalista cultural Ana Carolina Ralston, que apresenta a exposição coletiva “Todo ser vivo é a Terra dos outros”, um convite à reflexão sobre a relação entre corpo e meio ambiente, sociedade e coletividade. A proposta curatorial, inspirada na filosofia do italiano Emanuele Coccia, explora a noção de percepção ampliada da vida, suas relações cíclicas de transformação e a interdependência entre as espécies a partir de obras de 20 artistas. Um ciclo de conversas – com participação de Beatriz Milhazes, Laura Vinci, Paulo Bruscky e Ayrson Heráclito, entre outros convidados – complementa a exposição, aprofundando a reflexão sobre o corpo e incentivando o diálogo e a troca de ideias.
Já o Setor UNI, dedicado a estandes solo de artistas com um olhar fresco para questões atuais, assinado por Germano Dushá em colaboração com Benedicta M. Badia, reune nove galerias em sete projetos, com artistas da América Latina e Caribe que exploram o mistério da vida por diferentes meios. A seleção de artistas, com diferentes contextos e práticas, sintetiza ou reelabora questões terrenas a partir de dimensões espirituais, imaginação e pensamento especulativo. Participam do setor galerias como Central Galeria e Instituto de Visión, com obras de Aycoobo; N.A.S.A.L., com obras de Luis Enrique Zela-Koort e Hache com trabalhos de Florencia Böhtlingk. É a primeira vez que as três últimas participam de uma feira de arte no Brasil.
O Setor Satélite, dedicado à produção de arte audiovisual, é apresentado por meio de uma grande projeção de LED com acesso gratuito ao público e tem curadoria de Raphael Fonseca. Com o título Desejo, eu quero me transformar em você, cuja tradução foi emprestada da canção homônima da cantora norte-americana Caroline Polachek, a proposta curatorial revolve as distintas noções de desejo associadas à vivência carnal, ao capitalismo, ao consumo excessivo, bem como às dimensões existencial e científica. Participam do setor as galerias Commonwealth and Council, com obras de rafa esparza e Fabian Guerrero; Casa Triângulo, com assume vivid astro focus (AVAF); Galeria Raquel Arnaud, com Carla Chaim, entre outras.
O mexicano José Esparza Chong Cuy, que colaborou com a feira em edições passadas, ficará responsável pelo Arte em Campo, setor que exibirá esculturas, instalações e trabalhos de grandes dimensões incluindo obras de autoria de Alexandre da Cunha (Luisa Strina) e Abraham Gonzalez Pacheco (Campeche) e uma performance de Igi Lola Ayedun (HOA) na área pública da Arena. O mesmo poderá ser visitado gratuitamente pelo público.
Por fim, o Setor Principal reunirá, na terceira edição da ArPa, 40 galerias nacionais e internacionais de arte contemporânea selecionadas pelo Comitê ArPa, composto por Marcela Setton (Quadra), Isadora Ganem (Mendes Wood DM), Guilherme Simões (Simões de Assis) e Nani Lamarque (Isla Flotante).
Dentre as galerias convidadas a apresentar projetos expositivos inéditos para a feira, estão incluídas: Albuquerque Contemporânea, com obras de Rochelle Costi; Galeria Leme com Ana Elisa Egreja; Gomide&Co, com Nilda Neves; Fortes D’Aloia & Gabriel, com Luiz Zerbini e Sara Ramo; Simões de Assis, com Diambe e Samuel Sarmiento, entre outras.
Made
Pelo terceiro ano consecutivo, a feira acontece em paralelo a Made – Mercado, Arte e Design – uma feira internacional de design colecionável realizada pela WEB Design, de Waldick Jatobá, idealizador e diretor artístico do evento, e de seus sócios Bruno Simões, curador do evento, e Elcio Gozzo, diretor-geral.
ArPa e Made – Rua Capivari, 23, portão 23, Pacaembu, SP.