Conduzido anualmente pelo instituto Fashion Revolution Brasil, o Índice de Transparência da Moda Brasil (ITMB) acaba de ganhar sua edição 2023. Este ano, 60 das principais marcas e varejistas do mercado brasileiro foram analisadas e classificadas a partir de dados divulgados publicamente sobre suas políticas, práticas e impactos.
A fim de abranger diversos tópicos referentes à atuação das marcas, o ITMB conta com mais de 250 indicadores diferentes, em temas como direitos humanos e da natureza, igualdade de gênero e racial e descarbonização. Esses indicadores, por sua vez, estão distribuídos em 5 grandes seções: políticas e compromissos; governança; rastreabilidade; conhecer, comunicar e resolver e tópicos em destaque.
O Índice de Transparência da Moda Brasil 2023 mostra avanços importantes de algumas das marcas, mas a grande maioria ainda é pouco transparente sobre seus impactos socioambientais. Pela primeira vez desde a primeira edição da pesquisa em 2018, seis marcas pontuaram acima de 60%, com C&A com 70%, seguida por Malwee com 68%, Dafiti com 67%, Renner e Youcom, ambas com 65%, e Havaianas com 62%.