Os reguladores antitrust europeus aprovaram um acordo que permitiria à Farfetch entrar numa joint venture com a Richemont para assumir a propriedade da plataforma rival de comércio eletrónico de luxo Yoox Net-a-Porter.
Segundo o “Business of Fashion”, nos termos do acordo, anunciado em agosto de 2022, a Richemont venderia uma participação de 47,5% na YNAP à Farfetch, com disposições para uma aquisição total nos próximos três a cinco anos. O magnata empresarial dos Emirados, Mohamed Alabbar, adquirirá 3,2% da YNAP, reduzindo a participação da Richemont para menos de 50% e permitindo-lhe remover a plataforma de comércio electrónico deficitária do seu balanço.
A aprovação da Comissão Europeia foi um dos obstáculos processuais finais para a conclusão do acordo, após a aprovação pelos reguladores do Reino Unido em abril.
Para a Richemont, o acordo oferece uma forma de se livrar da YNAP, que vem reduzindo a avaliação do grupo suíço, apesar do forte desempenho no seu principal negócio de relógios e joias, que inclui Cartier, Jaeger-Le Coutre e Van Cleef & Arpels.
Para a Farfetch, o acordo deverá melhorar a sua posição no setor do comércio eletrónico de luxo. Tanto as marcas YNAP como a Richemont, incluindo a titã da joalharia Cartier, que se estima gerar mais de €10 bilhões em vendas anuais, estão preparadas para se reformularem utilizando a tecnologia de comércio eletrónico da Farfetch.
Espera-se que a Farfetch adicione mais de US$ 3 bilhões em volume bruto de mercadorias ao seu mercado ao ter acesso às marcas vendidas no Yoox-Net-a-Porter, que também venderá os seus produtos no mercado Farfetch.