O Museu de Arte Brasileira da Faap (MAB) abriga a exposição “Reverberações Surrealistas”, com 137 obras de 87 artistas que tiveram influência do movimento surrealista. A curadoria é de Laura Rodríguez, coordenadora de acervo do museu, que apresenta oito núcleos com pinturas, desenhos, gravuras, tridimensionais, fotografias, vídeos do acervo do MAB e cartazes de cinema da coleção da Filmoteca Faap. A nova abertura dialoga com a exposição “Desafio Salvador Dalí”, em cartaz também no MAB, que acaba de ser prorrogada até dia 1º de setembro, devido ao sucesso de público.
“O MAB Faap decidiu este ano homenagear os 100 anos do Manifesto Surrealista. Além de sediar no Brasil o ‘Desafio Salvador Dali’, uma mostra abrangente sobre a obra do artista espanhol, apresenta agora uma seleção de obras do seu acervo, que denotam uma influência ou afinidade com esse movimento vasto e importante da história da arte mundial”, afirma a curadora.
Os oito núcleos são: Surrealismo entre os modernistas, Realismo Mágico, Grupo Phases, Paisagens metafísicas, Sonhos e fabulações, Fotografia surreal, Cartazes de cinema surrealista e Ficções contemporâneas. Entre as obras selecionadas encontram-se aquisições recentes, obras inéditas e alguns empréstimos de coleções particulares.
MAB Faap – Rua Alagoas, 903, Higienópolis, SP. Até 29 de setembro de 2024.