A Etiqueta Certa é uma plataforma desenvolvida para automatizar a criação de etiquetas de produtos, assegurando conformidade com normas e regulamentações. Fundada em 2017 por Karine Liotino e Mariana Amaral, profissionais com vasta experiência no setor têxtil, a empresa visa reduzir custos operacionais e evitar problemas como multas e devoluções devido a etiquetagem inadequada.
Entrevistamos Karine sobre esta empreitada e seus desafios. Leia abaixo:
Como surgiu a ideia de criar a etiqueta certa?
Eu e minha sócia já trabalhavamos acompanhando as regulamentações de etiquetagem no Inmetro e na ABNT, por exemplo. A gente fazia consultorias, treinamentos workshops para as empresas atualizando como eram as normas. Víamos que os profissionais se dedicavam muito em ter conhecimento sobre a lei para fazer a etiqueta certa, mas não conseguiam fazer, pois o produto de vestuário no fast fashion principalmente está mudando o tempo inteiro. Então você entende a lei, aplica para um produto hoje e, amanhã, é outro produto. Como que eu faço para aplicar? Ficamos com essa inquietação: como poderíamos criar uma forma de, independentemente do grau de conhecimento da pessoa, independentemente do produto, que sempre se fizesse a etiqueta correta. Foi aí que surgiu a Etiqueta Certa.
Como funciona o processo de criação de etiquetas na plataforma?
Ela é uma plataforma online com todas as regras da regulamentação programadas. Mapeamos em cada regra quais eram todos os possíveis erros que poderiam acontecer na criação de uma etiqueta. Então, o usuário acessa, imputa algumas informações no software, como o tipo de tecido, por exemplo, e, com base nisso, o software é que cria o layout da etiqueta colocando todas as informações obrigatórias. Hoje temos a legislação do Brasil, para os outros países do Mercosul, para os Estados Unidos, para a França e estamos expandindo. Temos muita demanda para Emirados Árabes, para outros países da Ásia, Japão, Canadá e todos os países da Europa. Cada país tem suas regras e seu idioma, e sempre que você vai comercializar um produto, independentemente de onde ele foi produzido, a etiqueta precisa estar dentro da lei e no idioma correto.
Quais são os principais benefícios da Etiqueta Certa para as empresas?
Se a etiqueta de uma marca de moda não estiver na conformidade, ela pode ser fiscalizada e autuada. A empresa tem seu produto devolvido e aí vem o prejuízo, com retrabalho, perda de matéria-prima e proibição em comercializar aquele determinado produto.
A plataforma pode ser usada para outros tipos de etiquetas além das têxteis?
Sim, um dos nossos clientes é a Fom, por exemplo, que faz brinquedos. Também temos o software com normas para os calçados.
Quais são os outros planos para este ano?
Nosso principal plano este ano é virar uma ferramenta de conformidade obrigatória em cadeias de fornecimento dos grandes varejistas. Eles trabalham muito a pauta de sustentabilidade, e assim precisam ter a etiqueta correta. A devolução de um produto tem uma pegada de carbono enorme, é um custo enorme, o produto atrasa para chegar na loja, tem muito retrabalho, muita perda de matéria-prima. Então, estamos trabalhando com grandes varejistas para que eles adotem como uma ferramenta de conformidade obrigatória e evitem esses problemas. Consequentemente, esses custos – não só financeiros como operacionais e ambientais que uma etiqueta errada pode impactar – são extintos.