O Brasil é reconhecido como o berço dos influenciadores digitais. Apenas no Instagram, estima-se que o país abrigue aproximadamente 10,5 milhões de influencers, além de milhões que se destacam em outras plataformas, como YouTube e TikTok.
Um estudo conduzido pela MindMiners e Youpix em 2023 com 3.236 respondentes, que já tinham conhecimento prévio sobre influenciadores, revela que o número de marcas investindo mais de R$ 1,5 milhão em marketing de influência dobrou em comparação com o ano anterior.
O marketing de influência é uma estratégia que aproveita a conexão emocional dos influenciadores com seu público para impulsionar marcas. Segundo o estudo, 84% dos entrevistados já viram algum influenciador fazendo publicidade ou indicando algum produto nas redes sociais e canais digitais.
As cinco marcas que as pessoas mais veem sendo mencionadas/indicadas por influenciadores são, em ordem, O Boticário, Natura, Samsung, Avon e Blaze. O top 5 tem três marcas de cosméticos, uma de eletrônicos e uma de apostas. Ainda segundo a pesquisa, 51% dos respondentes afirmam que sempre se lembram mais dos anúncios/publicidades que têm influenciadores, e 46% dizem que se um produto/uma marca é usado por um(a) influenciador(a), sentem confiança em usar também.
“Vale ressaltar também que a pessoa pode ser influenciada e não comprar imediatamente. É possível que em um primeiro momento ela veja o post de indicação, e só alguns dias depois decida comprar, e não necessariamente pelo link indicado pelo influenciador. Para se ter uma ideia, o estudo detectou que somente 20% dos respondentes compram diretamente pelo link do influencer. O produto é adquirido por conta da indicação, mas majoritariamente por canais como marketplaces (49%), diretamente no site das marcas (34%) e em lojas físicas (33%)”, pontua Flávia Rodrigues, da MindMiners.