O artista plástico Enio Squeff expõe pinturas, gravuras e desenhos no Espaço8 Casa Cultural, no Ipiranga (SP), de 8 de junho a 27 de julho de 2024. É a primeira mostra de Squeff depois da pandemia e o trabalho apresenta a produção dos últimos anos com a curadoria de um artista de vanguarda, o carioca Marcelo Lago.
Squeff, que já ilustrou mais de 300 livros, está completando 40 anos de carreira. A escolha de um espaço intimista e alternativo se une à curadoria de um artista ligado à vanguarda e com uma visão completamente diferente da do artista. “Marcelo Lago é um dos nomes importantes da geração de escultores do Rio de Janeiro na década de 1980. Já não vivemos em um mundo de antagonismo artístico – nisso a arte contemporânea, a estas alturas, do século, diverge talvez do mundo político. Ainda bem”, diz Squeff.
Para Lago, que se soma ao movimento de fortalecimento da cultura de vanguarda que surge no bairro do Ipiranga, um artista expõe o pensamento em sua obra. “Toda obra tem um pensamento, Enio Squeff não é exceção”, diz. “Não é outra a mensagem que fica de muitas de suas telas, quando as pinturas como que se derramam pelas molduras. Molduras para dependurar quadros em paredes, tudo bem; mas sempre a lembrança ou o recado: sua finitude não é seu espaço, mas aquilo que suscita a partir do que Cézanne dirá sobre sua própria obra: que ele pensava por meio da pintura”, finaliza o curador.
Espaço8 Casa Cultural – Rua dos Viajantes 65, Ipiranga, São Paulo.