Emmanuel Nassar apresenta “Lataria Espacial” na Sala de Vidro do MAM (Museu de Arte Moderna de São Paulo). O museu recebe a obra homônima – um avião de oito metros de comprimento, baseado no modelo de jato executivo Phenon 300 e produzido em aço galvanizado – exibida originalmente no Museu de Arte do Rio, em 2022.
A estrutura é pintada à maneira da série “Chapas” do próprio Nassar, nas quais placas metálicas com anúncios de comércio popular da região metropolitana de Belém, no Pará, onde o artista vive, são apropriadas e ressignificados.
Enquanto “Lataria” faz alusão ao revestimento de máquinas e ao termo lata-velha – que, por sua vez, é associado ao rudimentar e ao trabalho manual -, o termo “espacial” faz referência ao avanço tecnológico e aos conhecimentos da aviação espacial.
Assim, a obra celebra a criatividade e soluções tecnológicas locais, questionando a noção da precariedade, por muito tempo associadas às regiões Norte e Nordeste do Brasil, além de sugerir uma viagem que proporcione o compartilhamento desses conhecimentos.
MAM – Av. Pedro Álvares Cabral, s/n°, Vila Mariana, São Paulo. Até 1º de setembro de 2024.