A música de Elton John é simplesmente exuberante. O mesmo pode ser dito de sua extensa coleção de arte, algumas das quais em breve serão leiloadas pela Christie’s. Proveniente exclusivamente de sua residência em Atlanta, “The Collection of Sir Elton John” contém uma lista extraordinária de obras, como um tríptico de Banksy de um homem jogando flores.
Os destaques do lote incluem pinturas de mestres célebres, como Sol Lewitt e Keith Haring, além de fotografias de Helmut Newton e Robert Mapplethorpe. A coleção “reflete a sensibilidade de um artista singular, cujo trabalho e visão são admirados em todo o mundo”, escreveu a Christie’s.
Elton John escolheu morar em Atlanta pela primeira vez em 1990, durante sua reabilitação de drogas e álcool. Além da hospitalidade sulista, foi na capital da Geórgia que ele promoveu seu amor pela fotografia, em parte graças à galerista local Jane Jackson.
O músico nunca foi do tipo que apenas acumula bens e prefere viver com tudo o que possui. Mas, como disse o seu marido, David Furnish, ao “The New York Times”: “É preciso chegar a uma fase em que não se possa simplesmente continuar a acumular”, acrescentando: “É uma decisão muito emocional”.
A venda também apresenta muitas peças de roupa e acessórios que John usou em turnê, incluindo um par de botas plataforma de couro prateado e óculos de sol, ambos usados durante shows nos anos 70. “The Collection of Sir Elton John” começará em 9 de fevereiro.