Desde a sua abertura em março de 2022, a La Galerie Dior, no emblemático edifício histórico da marca em Paris, atraiu mais de 650 mil visitantes com as suas exposições rotativas dedicadas aos seus arquivos de moda. Agora, pela primeira vez, o espaço celebra as colaborações da casa com artistas femininas.
A nova mostra, com inauguração prevista para sexta-feira (24.11) e que fica em cartaz até 13 de maio, apresenta obras que vão desde uma pintura de Leonor Fini da década de 1930, originalmente exibida pelo fundador Christian Dior, até a escultura “Nana”, de 1967, de Niki de Saint Phalle, que ilustra sua amizade de longa data com Marc Bohan durante sua gestão como diretor criativo.
Estas peças históricas acompanham obras mais recentes e especialmente encomendadas por artistas contemporâneas, incluindo Judy Chicago, Eva Jospin, Brigitte Niedermair, Katerina Jebb e Elina Chauvet, entre outras.
Dior acreditava fortemente em afinidades eletivas, cercando-se de músicos, escritores e pintores que influenciaram seu trabalho. Da mesma forma, Maria Grazia Chiuri, diretora artística de moda feminina desde 2017, trouxe a bordo uma sucessão de artistas para amplificar a sua mensagem feminista.