No próximo sábado, 23 de novembro, acontece o lançamento de “Babado Forte – 35 anos de Cultura Jovem no Brasil” (Editora Ubu,464 pág., R$169,90), com a autora Erika Palomino, na Biblioteca Mário de Andrade, das 15h às 18h. O evento celebra a nova edição do livro, 25 anos desde a primeira publicação. Na data, Erika também fará uma sessão de autógrafos.
Um cult do jornalismo e um ícone da pesquisa sobre a vida noturna, “Babado Forte”, de Erika Palomino, ganha uma edição atualizada e ampliada para comemorar os 25 anos de sua primeira publicação, abordando manifestações culturais e tendências da juventude brasileira no período entre o primeiro livro e os dias atuais que emergiram do underground para chegar ao mainstream.
Enquanto a obra original reunia mais de cem relatos e entrevistas sobre a cena clubber nos anos 1990, focalizando o eixo Rio-São Paulo, a nova edição, que é uma realização do Centro Cultural Vale Maranhão e Ubu Editora, com o patrocínio da Vale e do Instituto Cultural Vale, traz 70% de seu conteúdo inédito, revelando por meio de 200 depoimentos a cena entre os anos de 2000 e 2024, atualizando histórias de personagens daquela época e cobrindo também capitais como São Luís (MA), Belém (PA), Recife (PE) e Salvador (BA) para expandir a discussão sobre moda, música e noite no Brasil.
Em uma série de relatos vibrantes e ricos em detalhes, Erika narra a criação e a constante transformação de cenas singulares, mostrando como a resposta original de artistas locais a influências estrangeiras forjou fenômenos ancorados na realidade underground brasileira, como a cultura drag e a cena ballroom, as estéticas mandraka e a moda de cria, festas de rua, raves, aparelhagens e bailes funk, que reverberam um mundo sociomusical único de ritmos que vão do tecnobrega ao hip hop, do house ao piseiro, do trap ao brazilian bass.
Biblioteca Mário de Andrade – Rua da Consolação, 94, Centro, São Paulo, SP.