Um encontro em homenagem à música brasileira! Essa é a ideia do projeto que os cantores e compositores Celso Fonseca e Ana Vilela apresentam no show “De Volta à Base”. Fonseca e Ana se encontraram pela primeira vez em 2024, durante a gravação do podcast “Palavra de Autor”, que o artista realiza em parceria com a UBC (União Brasileira dos Compositores) entrevistando compositores. O que seria uma conversa de uma hora e meia se estendeu, dadas as afinidades que descobriram, levando a uma conexão imediata e a declarações sobre o quanto eram fãs do trabalho um do outro. O convite de Ana para Fonseca foi uma consequência natural desse grande encontro.
“Sempre fui fã da Ana, das suas canções, da sua voz doce, da maneira com que ela diz coisas profundas com as quais eu me identifico muito. Me identifico com a sua música, com a sua maneira de cantar, acho que ela é realmente uma genuína seguidora da tradição da MPB”, afirma Fonseca, que é cantor, compositor, instrumentista, arranjador e produtor.
Ana também se declara: “sempre achei ele incrível, um gigante, tão importante pra história da música, além de ser um cara tão legal, gente boa, humilde, que permite que a gente aprenda tudo o que ele já sabe. Ele é muito generoso comigo. Trabalhar com o Celso é uma honra gigante, uma permissão da música pra seguir em frente”.
“A ideia desse projeto é trazer de volta canções icônicas do cancioneiro popular brasileiro, mostrar os compositores, os artistas que vieram antes de nós, me fizeram ser quem eu sou e fazem a Ana ser quem ela é, uma pessoa que conhece, que olha pra trás, que tem uma cultura vasta de MPB. A ideia é levar adiante a linha evolutiva da MPB e trazer um pouco de delicadeza, que a gente precisa, não só na música, como no mundo de hoje. A Ana traz essa delicadeza e eu sempre procurei essa delicadeza no meu trabalho. Essa união está nos fazendo muito felizes!”, afirma Fonseca.
Ana Vilela complementa: “Os caminhos convergiram naturalmente. Eu já estava pensando em fazer um show que tivesse muito significado. Fiquei muito feliz. Para mim é muito importante fazer este projeto do lado de um cara que é tão gigantesco. Vai ser lindo!”
Teatro Cesgranrio – Rua Santa Alexandrina, 1.011, Rio Comprido, Rio de Janeiro, RJ. Ingressos Sympla. Imperdível!