O Festival Territórios do Sambar foca em um dos gêneros musicais mais representativos do país, o samba. Em formato especial, promovendo conexões entre os universos, personalidades e projetos pertencentes à história viva, o evento volta ao Centro Cultural São Paulo (CCSP) com o tema “Samba Enredo”.
Em sua primeira edição, o festival promove rodas de conversas e shows exclusivos. No próximo dia 15 de junho, sábado, às 18h30, a vertente do samba que surgiu no Carnaval do Rio de Janeiro é o destaque da programação, que é gratuita. Fabiana Cozza, cantora, escritora, pesquisadora e intérprete, reconhecida por um trabalho consistente com artistas negros da América Latina será a palestrante desta mesa. Para embalar o público, a cantora e intérprete dos sambas enredos do Carnaval de São Paulo, Bernadete do Peruche apresenta sucessos do samba.
Com o coletivo Samba de Dandara como mestre de cerimônia, o Festival Territórios do Sambar tem o intuito de homenagear e explorar as origens do samba, as principais vertentes do gênero e a expansão do samba como um símbolo da cultura do país. A cada encontro, o evento recebe uma personalidade destacada dentro da intelectualidade negra, que irá abordar um dos temas propostos, dentro do universo do samba.
Para Cida Gonçalves, da Casa do Batuque Produções, “O festival pretende promover conexões entre os universos e personalidades pertencentes a história viva do samba. O tema do projeto é de interesse público e, é uma transmissão de saberes de um importante legado da cultura negra”.
CCSP – Rua Vergueiro, 1.000, Liberdade, São Paulo.