Com estreia no LA Independent Women Film Awards em outubro deste ano, o curta-metragem independente “A Janela de Íris”, produzido e idealizado pela produtora audiovisual Fantasia Filmes, vem conquistando diversos prêmios nos festivais internacionais. Baseado em histórias reais e cada vez mais frequentes no Brasil, o enredo aborda o trabalho análogo à escravidão com a história de três mulheres atravessadas por um passado conturbado – esse encontro abre uma janela trancada rumo a um novo destino para elas.
Vencedor na categoria Melhor Filme Sobre Empoderamento Feminino no Sydney Indie Short Festival, o curta levou ainda os prêmios de melhor atriz no Hong Kong Indie Film Festival, Melhor Diretora no Rotterdam Independent Film Festival e no Berlin Shorts Award, além de conquistar a categoria Best Short International Film no Paris Lady MovieMakers Festival.
“É uma felicidade enorme ver um projeto como esse ser tão bem recebido pela crítica internacional, especialmente por abordar um tema tão importante, que merece toda atenção. As atrizes deram um show de atuação, bem como toda equipe, e isso tem nos rendido destaque em importantes festivais da cena independente no mundo”, diz Luciana Malavasi, diretora e roteirista do curta-metragem, que é também atriz e criadora da Fantasia Filmes.
O curta também foi selecionado para dois festivais em Cannes: o Cannes Arts Fest e o Cannes World Film Festival. Além disso, o projeto possui equipe majoritariamente feminina – diretora, roteirista, diretora de arte e fotografia, além de elenco composto por três atrizes -, algo que não se vê todo dia no cenário audiovisual. Assim, “A Janela de Íris” também aborda a sororidade e a força que as mulheres encontram quando se unem.
A produção executiva é de Luciana Malavasi – que assina também o roteiro e a direção do curta -, Livia Lourenço e Alexia Godoy – que também é diretora de fotografia da obra -, com direção de arte por Daniela Aldrovandi e elenco composto por Myriam Pimental (interpretando Íris), Livia Lourenço (que faz a personagem Ana) e Ana Costa (que interpreta Joana).