A 27ª edição do Cultura Inglesa Festival (CIF) traz uma diversidade de linguagens que incluem música, teatro, cinema, slam, arte digital, e um fórum de educação, cultura e sociedade. Guiado pela palavra “Ação”, o festival reúne artistas nacionais e internacionais, apresentando uma rica programação de 26 de setembro a 13 de outubro.
São 14 espaços culturais com 52 atividades ao longo dos 17 dias de evento. Entre os destaques, a Casa Natura Musical recebe Xenia França, Funmilayo Afrobeat Orquestra e DJ Evelyn Cristina no dia 28 de setembro, em noite feminina e afrobrasileira. Já o Sesc Consolação será palco do espetáculo “The Talent”, da companhia britânica Action Hero, nos dias 4 e 5 de outubro. No Tendal da Lapa, o reggae de Mr Williamz (Reino Unido) é destaque do CIF Soundsystem e se apresenta em 13 de outubro, junto com atrações nacionais como Lys Ventura e Peroli. A programação completa está no site do festival www.culturainglesafestival.com.br
O público poderá conferir as atrações no Centro Brasileiro Britânico, Casa Natura Musical, Sala São Paulo, Sesc Consolação, Cinemateca Brasileira, Tendal da Lapa, CEU Paraisópolis e unidades da Cultura Inglesa (Morumbi, Granja Viana, Santo André, Vila Mariana, Pinheiros, Paraisópolis, Campinas e Osasco). A programação digital vai trazer pluralidade com atrações on demand na plataforma www.culturainglesafestival.com.br, durante todo o período do festival.
“O festival é um convite ao agir, individual e coletivamente, para assim celebrar, compartilhar momentos, dialogar e responder aos desafios e conquistas do nosso tempo. Ação está contida na palavra CelebrAção, no ano em que a Cultura Inglesa comemora 90 anos de existência. Tendo como eixo central a língua inglesa e a cultura britânica e do Commonwealth, o festival continua revelando as mais recentes tendências criativas do Reino Unido, os artistas que agitam a cena artística do Brasil e as formas em que a Arte e a produção de conhecimento respondem aos desafios do nosso tempo. Dedicamos atenção à questão da crise climática, desafio que requer uma ação urgente por parte da sociedade. Ao mesmo tempo, como evento cultural e de entretenimento e lazer, estes temas são um convite à reflexão mas também ao encontro, à troca e à celebração”, conta Liliane Rebelo, diretora de cultura e sociedade na Cultura Inglesa.