A edição 53 da Casa de Criadores já tem data marcada! A plataforma de apoio aos mais diversos talentos criativos vai acontecer no Centro Cultural São Paulo (CCSP) de 5 a 10 de dezembro de 2023. Serão 29 desfiles que celebram criadores contemporâneos e destacam as últimas tendências e inovações do mercado brasileiro.
Nesta edição, o evento contará com nove estreantes, incluindo um nome já bem conhecido: Alexandre Herchcovitch apresentará um desfile de sua marca Herchcovitch; Alexandre no dia 5 de dezembro.
Esse será seu segundo desfile desde que, em 2022, reassumiu a direção criativa da label homônima, da qual se afastou em 2016 após vender para o grupo InBrands, que controla nomes como Ellus, Tommy Hilfiger, Richards, Salinas e Bobstore. Sua presença nas passarelas deve trazer ainda mais atenção para a semana de moda fundada por André Hidalgo há 25 anos, conhecida por lançar novos designers.
Também estreiam as marcas ‘a neoutopia’, ACZAN, Dystopic, KRIXINA, Mateos Quadros, Patrícia Kamayurá, Ruma (das estilistas Helena Malditta e Rubi Ocean, participantes do Drag Race Brasil) e Visén + Kabila Aruanda. Conheça mais sobre cada uma delas abaixo:
‘a neoutopia’
Marca que já vestiu nomes como Karol Conká e Pedro Sampaio, ‘a neoutopia’, de Erico Valença, é uma fusão de ficção científica, design, sociologia e novas tecnologias. Com desenvolvimento de produto majoritariamente digital, ele usa técnicas como impressão 3D e inteligência artificial. A marca ainda prioriza matérias-primas orgânicas, recicladas ou resgatadas do descarte industrial.
Aczan
Marca genderless que prioriza a diversidade de corpos, a Aczan nasceu “de uma vontade imensa de desmistificar e criar novas formas de construir peças, com o intuito de instigar as pessoas a olhar para seu próprio processo criativo, e mais do que isso, experimentar, acertar, errar, descobrir e vivenciar a moda”.
Dystopic
Com o objetivo de exaltar as vivências da comunidade trans e de pessoas marginalizadas, a marca trabalha com materiais descartados em um laboratório têxtil experimental.
Krixina
Krixina é um ateliê de moda autoral que valoriza a sustentabilidade e a livre expressão de gênero. Com peças atemporais e desconstruídas, a marca une processos de alta-costura e técnicas artesanais. Para Marco Barboza, criador da marca, o importante é valorizar todo o processo, desde a escolha da matéria-prima até o produto final, sem limites de gênero.
Mateos Quadros
Conhecidos por suas peças esculturais feitas com impressão 3D, Mateos Quadros explora silhuetas, materiais e proporções com identidade original a partir de processos criativos experimentais e tecnológicos.
Patrícia Kamayurá
Patrícia Kamayurá é artista, ativista e estilista indígena, fundadora da marca homônima de moda indígena que valoriza a sabedoria ancestral. Destacam-se vestidos de linhos pintados à mão e peças variadas com grafismos indígenas riquíssimos.
Ruma
Hellena Malditta e Rubi Ocean, participantes do Drag Race Brasil, mesclam materiais convencionais e não convencionais e aplicam técnicas do upcycling para atrelar novos significados a descartes da indústria têxtil de São Paulo. A estreia na Casa de Criadores também marca a inauguração da Ruma.
Visén + Kabila Aruanda
Kabila Aruanda e Jonnatas Visén se uniram para criar a coleção “Signos de Evolução”, um loungewear agênero com peças oversized. Os tecidos utilizados são de descarte, obtidos após uma curadoria entre diferentes padronagens de xadrez, em tamanhos pequenos, mas que quando unidas por costuras, formam uma superfície extensa, contemporânea e rica em detalhes têxteis.